Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de extensão busca promover dignidade menstrual na penitenciária de Uberaba
Extensão Universitária

Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2023, 08h37

O Projeto de Extensão Universitária "E-fluxo: dignidade menstrual além das grades", coordenado pela docente Cristiane Simon, do departamento de Saúde Coletiva da UFTM, visa promover a dignidade menstrual de pessoas que menstruam na Penitenciária de Uberaba - Prof. Aluízio Ignácio de Oliveira. Discentes dos cursos de Enfermagem, Medicina, Serviço Social e Psicologia participam do projeto que tem financiamento da Vara de Execução Penal do TJ/MG – Uberaba (Edital EDITAL 4400960-79.2021.8.13.0701).

O projeto iniciou em março de 2023 e finaliza em outubro de 2023. De acordo com os autores do projeto, a pobreza menstrual é um fenômeno que atinge milhões de mulheres no Brasil, tendo consequências nas condições de saúde, econômicas e sociais, sendo as mulheres em vulnerabilidade social as mais impactadas, destacando-se aquelas que vivem em privação de liberdade. Além disso, o uso de absorvente descartável tem grande impacto na acumulação de lixo não reciclável. “Diante desta situação, propomos o Projeto E-fluxo a fim de promover a dignidade menstrual, ampliar o acesso ao absorvente higiênico sustentável e informação sobre saúde menstrual para as pessoas privadas de liberdade que menstruam e familiares, incluindo aquelas familiares de homens privados de liberdade”, informou a coordenadora.

Para atingir tais objetivos, estão sendo realizadas oficinas sobre saúde menstrual e oficinas de costura criativa para a produção de 1.000 ecoabsorventes que serão distribuídos para esta população e seus familiares. As oficinas de saúde menstrual são coordenadas por discentes dos cursos de Enfermagem, Medicina, Serviço Social e Psicologia em encontros semanais com duração de 2 a 3 horas, supervisionados pela coordenadora do projeto. As oficinas de costura criativa são coordenadas por uma artesã voluntária, Andiry Pinheiro, e por discentes, todas sob a supervisão da docente coordenadora. Todas as atividades são realizadas na unidade feminina da Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, na cidade de Uberaba-MG.

Mais informações na página das redes sociais:

Foto: arquivo pessoal do projeto de extensão da UFTM