Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Câmara aprova Comenda e semana de conservação, defesa e promoção do Geoparque Uberaba
Geoparque Uberaba

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 09h45

Uma iniciativa assinada pela Mesa Diretora do Poder Legislativo de Uberaba (PR 136/2023) criou no dia 21 de agosto de 2023 a Comenda Geoparque Uberaba. O projeto aprovado foi proposto pela segunda vice-presidente da Mesa, vereadora Luciene Fachinelli.

A Comenda é a condecoração oficial do município destinada a homenagear as pessoas que se destacarem na defesa da comunicação ligada à responsabilidade ambiental e sustentabilidade, em defesa da educação ambiental, da geoconservação, do turismo sustentável, do patrimônio histórico e da cultura, em iniciativas relacionadas à legislação e programas afetos à sustentabilidade e geoconservação, bem como à cultura popular ligada à geoconservação, ao desenvolvimento econômico sustentável  e a iniciativas ligadas à sustentabilidade ambiental. A Associação Geoparque/Conselho Gestor também fará a indicação de duas pessoas da comunidade ou instituições que tenham se destacado na defesa, proteção, fomento e conservação do Geoparque Uberaba.

Semana do Geoparque Uberaba

Outra proposta aprovada em plenário na Câmara, também da mesma vereadora, altera a Lei Municipal nº 12.608, de 17 de maio de 2017, que dispõe sobre a Consolidação da Legislação Municipal do Calendário Popular. “Estamos instituindo a semana do dia 6 de outubro como Semana Municipal de Conservação Defesa e Promoção do Geoparque Uberaba. Pretendemos desenvolver ações de conscientização da população sobre a necessidade de conhecimento, conservação, defesa e promoção do Geoparque Uberaba; a promoção de reuniões, palestras, seminários, ações relacionadas ao assunto nas áreas de comunicação, turismo, meio ambiente, sustentabilidade, legislação, geoconservação, cultura/ patrimônio histórico e desenvolvimento econômico sustentável, que são os pilares do Geoparque Uberaba; promover a integração, a articulação e a interlocução entre as diversas instituições que atuam na seara da geodiversidade no município, no estado, na federação e países amigos”, disse Luciene.

Uma das articuladoras deste projeto foi a servidora da UFTM Gyzah Amui Barros Pereira. “Vejo a importância de leis referentes ao projeto Geoparque Uberaba para ter respaldo jurídico e institucional com a Associação Geoparque Uberaba e enaltecer o compromisso com ações referentes à educação, geoconservação e ao turismo”, pontuou Gyzah.

De acordo com a Unesco, a Rede Mundial de Geoparques reconhece patrimônios geológicos que apresentam extraordinária relevância em diversidade biológica e cultural para o mundo. Além disso, os geoparques atendem as comunidades locais, combinando a conservação de seu patrimônio geológico único com o acesso público e o desenvolvimento sustentável. A cada dois anos, o Conselho Executivo da Unesco se reúne em assembleia para a escolha de novas áreas.

Servidores da UFTM estiveram na plenária para defender a aprovação de ambos projetos, os quais conseguiram por unanimidade serem aprovados. Entre os presentes, compareceram o pró-reitor de Extensão Universitária da UFTM, Helder Paolini; a pró-reitora de Recursos Humanos, Stela Morais; a coordenadora de comunicação do Geoparque Uberaba, Gyzah Pereira; o professor paleontólogo, Thiago Marinho; a presidente da Associação do Geoparque, Paula Cusinato, e a diretora de Turismo da Prefeitura Municipal, Maria Aparecida Basílio.

Imagem: captação de tela da transmissão da sessão plenária pela Rádio TV Câmara de Uberaba