Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Zebu Baja prepara novo protótipo 4x4 para próximas competições
Extensão Universitária

Zebu Baja prepara novo protótipo 4x4 para próximas competições

Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2023, 08h55

A equipe do projeto de extensão universitária Zebu Baja, coordenada pelo professor Marcos Shimano, do curso de Engenharia Mecânica da UFTM, começou o projeto de construção de um novo protótipo para participar das próximas competições: um carro Zebu Baja 4x4. A ideia surgiu com a exigência de que na competição mundial somente poderão participar veículos com este tipo de configuração, diferente do modelo antigo que é 4x2. Um carro 4x4 é aquele que tem tração nas quatro rodas, significa que as quatro rodas do veículo estão conectadas à transmissão e podem receber a força do motor, enquanto no 4x2, a força é transferida apenas para duas delas.

Oficina de mecânica do Laboratório do projeto Zebu Baja da UFTM

Embora as competições nacionais ainda não façam a mesma exigência, já existem testes específicos para veículos deste tipo. “Como vamos ter que construir um novo protótipo, porque não podemos mais competir com o antigo, decidimos construir o próximo veículo já na configuração 4x4. Há uma exigência das competições de que os mesmos veículos só podem participar por dois anos”, explicou Shimano.

Shimano e alunos da equipe com o protótipo 4x2
Shimano (agachado) e alunos da equipe com o protótipo 4x2

Será um projeto que começa praticamente do zero, pois será preciso mudar  todos os sistemas mecânicos como freio, suspensão, chassi e powertrain (cadeia cinemática que fornece energia para o carro). “Vamos ter que transmitir a tração para as rodas na frente, sem poder alterar algumas estruturas básicas que são do regulamento, principalmente com relação a algumas dimensões do chassi e da segurança do piloto”, ponderou o coordenador da equipe. Será usado um diferencial nas rodas da frente para possibilitar a manobrabilidade do veículo. Como é uma peça grande, precisará ser adaptada dentro do veículo, sem atrapalhar o piloto. Além disso, terão que passar um eixo no meio do carro para transmitir a tração do motor que fica na parte de trás para frente. Para tanto, será exigido o desenvolvimento e construção de dispositivos que serão novidade para toda a equipe. "Com o novo protótipo 4x4 a dinâmica do veículo irá mudar, o carro terá muitos benefícios em tração e na capacidade de superar obstáculos. Estou animado com o desafio e ansioso para ver o novo carro!", comentou animado o piloto principal, Murilo Ceciliato Perão, aluno do 3º período do curso de Engenharia Mecânica.

Leonardo (capitão), Shimano e ... (piloto) da equipe Zebu Baja
O capitão Leonardo (à esq.), Shimano e o piloto principal Murilo da equipe Zebu Baja UFTM

A equipe Zebu Baja tem representado a UFTM desde 2012 em nove competições regionais e dez nacionais do programa Baja SAE Brasil, em que participam times de cursos de engenharia de instituições de ensino superior. A mais recente, nacional de 2023, contou com a participação de 67 equipes. “Na última competição nacional, somente quatro equipes levaram veículos 4x4, e apenas duas conseguiram levar seus veículos para todas as provas, as outras quebraram. Ou seja, é um desafio muito grande para todas as equipes do Brasil”, contou Shimano. A principal vantagem esperada deste tipo de configuração é a facilidade com que o veículo irá ultrapassar os obstáculos. Mas no final das contas, o professor entende que o mais importante desse processo é ser um novo desafio para os estudantes de engenharia em que é preciso desenvolver novos projetos e não apenas replicar o que já existe dentro de cada equipe. “Porque o principal objetivo deste projeto é formar engenheiros com capacidade de enfrentar dificuldades, saber aplicar as teorias na prática, saber cumprir cronogramas e principalmente saber trabalhar em equipe. Então estes novos desafios dá uma boa agitada nos membros da equipe”, destacou o coordenador.

Equipe Zebu Baja UFTM

A formação da equipe

Houve um novo processo seletivo recentemente em que entraram vários membros. O projeto visa manter a renovação constante para que a equipe tenha sempre membros mais experientes trabalhando com aqueles que começam. O coordenador relatou que houve problemas na competição regional de 2022 quando apenas três integrantes da equipe tinham participado de alguma competição. “O capitão da época, que é o mesmo hoje, assumiu a liderança da equipe com apenas seis meses depois de entrar no projeto. Foi um grande desafio para ele e para mim. Ao final, ele conseguiu superar todos os desafios e levou a equipe para a competição regional e também a Nacional 2023, que aconteceu em março na cidade de São José dos Campos/SP. Devido a sua dedicação e amor pela equipe, ele decidiu assumir o compromisso deste novo desafio, que é construir um veículo 4x4”, concluiu Shimano.

Para o capitão da equipe, o aluno Leonardo Cardoso Martins de Sá, do 9º período do curso de Engenharia Mecânica, assumir a liderança do grupo pouco tempo após a efetivação dele foi uma das coisas mais desafiadoras que enfrentou na vida. “Inicialmente, meu objetivo era preparar a equipe, que também era muito nova, tanto em relação ao projeto quanto à faculdade. Fazia isso enquanto eu mesmo me familiarizava com as responsabilidades de capitão. A experiência de participar da Equipe Zebu Baja é transformadora, as oportunidades de aprendizado, crescimento pessoal, acadêmica e profissional são inúmeras. Ao longo de nossa permanência na equipe, adquirimos uma ampla gama de habilidades técnicas e interpessoais, que têm se mostrado extremamente diferenciais e importantes para o mercado de trabalho. Isso nos tem proporcionado diversas oportunidades”, pontuou Leonardo.

Mais informações sobre o Baja SAE Brasil: https://saebrasil.org.br/programas-estudantis/baja-sae-brasil/

Fotografias: Luis Adolfo/UFTM