Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > O Tribunal de Contas da União convida para o evento Evasão na Rede Federal de Educação Profissional
TCU

Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2023, 20h54

O Tribunal de Contas da União, por meio do Instituto Serzedello Corrêa e da AudEducação, convida para o evento Evasão na Rede Federal de Educação Profissional, que ocorrerá dia 28 de agosto de 2022, das 14h às 17h, com transmissão pelo canal do TCU no YouTube.

As inscrições podem ser feitas até 28 de agosto de 2023, clicando aqui. Após a inscrição, o interessado receberá e-mail com confirmação de matrícula. A inscrição é obrigatória para os que desejarem certificado de participação.

Objetivo

Promover uma análise da atuação da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, com foco nos desafios para a garantia de êxito e permanência dos estudantes, devido à evasão/desistência.

Programação do Evento

14h – ABERTURA – 20 min
Vanessa Lima: SecexDesenvolvimento
Ana Paula Silva: AudEducação
Prof. Getúlio Marques Ferreira: Setec/MEC;
Profa. Maria Leopoldina Veras Camelo: Conif e IFSertãoPE;

14h20 – PAINEL 1 – 30 min
TEMA 1: A atuação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a relação com a efetividade da política de formação/qualificação profissional.
Mediadora: Rosana Aragão - AudEducação
Palestrante: Marcelo Bregagnoli - DDR/Setec/MEC

15h – PAINEL 2 – 30 min
TEMA 2: Desafios para o êxito e a permanência dos estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Mediadora: Renata Miranda Passos Camargo - AudEducação
Palestrante: Carlos Artur de Carvalho Arêas - IFF

15h40 – PAINEL 3 -30 min
TEMA 3: A evasão nos cursos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - propostas de superação.
Mediador: Fernando Costa Neira - AudEducação
Palestrante: Oneida Cristina Barcelos Irigon - IFG

16h20 – ENCERRAMENTO - 10 min
Paulo Malheiros: AudEducação

Público-alvo
Servidores públicos (técnicos e docentes) e estudantes da Rede Federal, gestores públicos vinculados à educação profissional, sociedade civil e movimentos organizados, pesquisadores e profissionais interessados no debate sobre o assunto.