Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Equipe de rondonistas da UFTM participou da Operação Sentinelas Avançadas em Rondônia
Extensão Universitária

Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2023, 09h55

Na edição da Operação Sentinelas Avançadas, do Núcleo Rondon da UFTM, realizada em julho de 2023 no estado de Rondônia, a equipe de rondonistas liderada pelas professoras Bruna Vieira Cabral e Carla Eloísa Diniz dos Santos, ambas do Departamento de Engenharia Ambiental/UFTM, desenvolveu atividades de comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho no município de Seringueiras (RO).

equipe de rondonistas da UFTM junto com equipe de rondonistas da Unesp recebendo a visita do Major Aldivan Pinto, membro da organização da Operação Sentinelas Avançadas. Local: Seringueiras (RO)
Equipe de rondonistas da UFTM junto com equipe de rondonistas da Unesp recebendo a visita do Major Aldivan Pinto, membro da organização da Operação Sentinelas Avançadas. Local: Seringueiras (RO)

A equipe foi composta pelas duas docentes e oito alunos de graduação da UFTM (cursos Biomedicina, História, Terapia Ocupacional, Psicologia, Engenharia Ambiental e Engenharia Mecânica). Parte da ação foi desenvolvida no 5º Batalhão de Engenharia Construtiva (5º BEC) da central do Projeto Rondon em Porto Velho (RO). As demais atividades foram desenvolvidas pelos próprios alunos rondonistas, realizando oficinas diretamente com a comunidade de Seringueiras: estudantes (ensino básico, fundamental, médio), professores, funcionários da limpeza e da cozinha das escolas, empreendedores do município, servidores públicos, entre outros. Além disso, a equipe teve a oportunidade de visitar e desenvolver atividades na comunidade quilombola de Jesus, localizada na região rural de Seringueiras.

equipe de rondonistas da UFTM durante atividades na comunidade quilombola de Jesus. local: São Miguel do Guaporé e Seringueiras (RO)
Equipe de rondonistas da UFTM durante atividades na comunidade quilombola de Jesus. Local: São Miguel do Guaporé e Seringueiras (RO)

O Núcleo Rondon da UFTM tem por objetivo contribuir para a formação do universitário como cidadão; estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas; e integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do país ao participar das operações organizadas pelo Ministério da Defesa.

Qualquer equipe de professores da UFTM (de qualquer curso) pode elaborar uma proposta de trabalho para as operações do Projeto Rondon, submetê-la previamente ao Núcleo Rondon e caso ocorra aprovação, encaminhá-la aos editais públicos do Projeto Rondon. As propostas podem abranger duas temáticas: ação do conjunto A (Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde) ou ação do conjunto B (Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho).

Para mais informações acesse a página do Núcleo Rondon na UFTM:

Imagens: Luisa da Silva Geraldo/discente da Engenharia Ambiental UFTM