Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto do PIBID de Geografia explora cartografia tátil na educação

Projeto do PIBID de Geografia explora cartografia tátil na educação

Publicado: Terça, 08 de Agosto de 2023, 09h38

Um projeto do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), elaborado pelos discentes de graduação da Geografia da UFTM, Igor Senna e Letícia Esteves, com o apoio do professor Rosemberg Ferracini, coordenador do PIBID de Geografia da UFTM, direcionou a atenção para uma aluna deficiente visual da Escola Estadual Quintiliano Jardim, de Uberaba. Durante as aulas, perceberam que a estudante tinha dificuldade com questões complexas da Geografia, que carecia de recursos didáticos que diminuíssem os impactos de suas limitações.

Partindo dessa necessidade, Igor e Letícia decidiram trabalhar a cartografia tátil com a aluna. “Não é possível trabalhar a ciência geográfica somente com leitura e descrição do espaço geográfico. Independente da realidade e das necessidades do aluno, a linguagem cartográfica é fundamental no desenvolvimento e aprendizagem da disciplina. Diante disso, é necessário participar dessa realidade, adaptando os recursos para atender a todos sem distinção”, pontuou Rosemberg. O Programa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES, promove a aproximação dos estudantes de Geografia com a prática docente.

O trabalho “Explorando o mundo com as mãos: a cartografia tátil na educação” teve o objetivo de desenvolver procedimentos metodológicos abordando conceitos geográficos e cartográficos, com a intenção de aprofundar e facilitar o estudo da Geografia por alunos deficientes visuais. “Os alunos do PIBID responsáveis pelo projeto confeccionaram mapas táteis eficientes que colaboram com a Educação Inclusiva. É importante salientar que os mapas táteis devem ser apresentados ao aluno deficiente visual com o auxílio de um professor, monitor ou outro recurso que favoreça o aprendizado deste aluno”, concluiu o coordenador do PIBID da Geografia.

Fotos: acervo PIBId Geografia