Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > LECampo realiza atividades de pesquisa, ensino e extensão em escola do campo
LECampo

LECampo realiza atividades de pesquisa, ensino e extensão em escola do campo

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2023, 08h40

Os professores do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFTM, Danilo S. Kato e José Henrique S. Néspoli, realizaram visita e trabalhos de campo na Escola Família Agrícola Tabocal, localizada na cidade de São Francisco, região Norte de Minas Gerais. As atividades são relativas ao projeto “Educação do campo: saberes e práticas de formação nas relações discursivas entre trabalho, educação, letramentos e agroecologia”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

O projeto envolve a participação de professores, pesquisadores e estudantes de diversas universidades (UEMG, UFTM, UFVJM), em parceria com movimentos e organizações sociais do campo (MST, MAM, EFAs, etc.), tendo em vista o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a Educação do Campo e da Agroecologia no estado de Minas Gerais.

As Escolas da Famílias Agrícola (EFAs) consistem num dos pilares da Educação do Campo, da luta pela universalização do direito à educação entre os povos do campo e na construção de uma metodologia apropriada para a realidade e a diversidade do campo brasileiro. As EFAs surgiram no Brasil nos anos 1960 e hoje estão espalhadas por todo o país, sendo uma das principais referências de Educação Integral e Libertadora voltada para os jovens do campo, que envolve estudo, trabalho, arte, cidadania, cultura, lazer. A EFA Tabocal está situada na zona rural do município de São Francisco/MG, ela oferece o Ensino Médio e o curso Técnico em Agropecuária e recebe estudantes de diversos territórios, comunidades e municípios da região do Norte de Minas.

“A partir da pesquisa de campo, pode-se constatar a diversidade sociocultural que compõe o ambiente da escola, com jovens oriundos de comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos, filhos de agricultores familiares e trabalhadores das cidades da região, que estudam na EFA Tabocal em regime de alternância (15 dias na escola, 15 dias em casa) ”, afirmou o professor Néspoli.

A pesquisa procurou observar e apreender como a diversidade de culturas, realidades e movimentos do campo são tematizados e trabalhados na escola, na sala de aula, no currículo, nas místicas (atividades artísticas e culturais), na organização do trabalho coletivo, bem como de que forma a EFA Tabocal associa educação do campo e agroecologia em sua prática pedagógica, tendo em vista fortalecer estas comunidades e povos do campo em suas lutas por terra, trabalho, direitos e cultura.

O Projeto Escola de Formação Itinerante na UFTM é representado pela participação dos professores José Henrique Singolano Néspoli e Danilo Seithi Kato, ambos professores e pesquisadores vinculados ao curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFTM e ao projeto de pesquisa e extensão Escola de Formação Itinerante. A visita de campo à EFA Tabocal ocorreu entre os dias 28 de julho e 2 de agosto, ocasião em que os professores realizaram atividades de ensino, pesquisa e extensão na escola e nas comunidades, tais como participação em atividades de ensino e realização de palestras na escola, pesquisas de campo e observação, pesquisa participante, reuniões de planejamento e assessoria, reuniões com discentes do curso da Lecampo/UFTM, capitação de depoimentos e imagens para a produção de materiais audiovisuais voltados para a educação do campo e agroecologia. O grupo do projeto também conta com a participação do bolsista, Ademilton Viturino, discente da Lecampo/UFTM.

Fotos: Danilo Kato e José Henrique Néspoli/arquivo pessoal