Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM renova parceria com cooperativa para destinação ambientalmente adequada de seus resíduos recicláveis
Parceria

Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 13h35
Marcelo Fuly Batista (Proplan), José Eustáquio de Oliveira (COOPERU), Marinalva Vieira Barbosa (Reitora) e Luiz Fernando Rodrigues (Proplan) (foto: Luís Adolfo)
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) renovou, no último dia primeiro, a parceria com a Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (COOPERU) com o objetivo de promover a destinação ambientalmente adequada de seus resíduos recicláveis. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a sustentabilidade e o fomento de práticas socioambientais responsáveis.

O acordo entre as duas instituições visa promover a coleta seletiva e a destinação correta de materiais recicláveis gerados nas unidades da UFTM em Uberaba ou dispostos nos pontos de coleta pela comunidade. A COOPERU, que atua há vários anos no segmento de resíduos e recicláveis, conta com uma equipe de profissionais capacitados e será responsável pela coleta, transporte, triagem e destinação apropriada dos resíduos, garantindo que sejam reaproveitados de forma sustentável e, ao mesmo tempo, contribuam para a geração de renda para os cooperados.

O Pró-Reitor de Planejamento da UFTM, Prof. Luiz Fernando Rodrigues, destacou a importância da parceria para a instituição e para a comunidade local, afirmando que "a renovação da parceria com a COOPERU fortalece nossa missão institucional de formar profissionais conscientes e comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico, cultural, científico e tecnológico, proporcionando a melhoria da qualidade de vida da população. Desse modo, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, estamos apoiando o trabalho de uma cooperativa que beneficia diretamente a vida de muitos trabalhadores locais".

Com a continuidade dessa parceria, a UFTM demonstra seu compromisso com ações concretas em prol da sustentabilidade e do desenvolvimento socioeconômico local. A iniciativa também contribui para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e de outras leis ambientais, reforçando o papel da universidade como agente transformador na busca por um futuro mais responsável e equitativo.

Sobre a COOPERU:

A Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (COOPERU) é uma cooperativa de recolhedores de materiais recicláveis que atua no município de Uberaba e região. Fundada com o propósito de promover a coleta seletiva e a destinação ambientalmente adequada de resíduos, a COOPERU busca promover a inclusão social e a geração de renda para seus cooperados por meio da valorização do trabalho de reciclagem.