Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM acompanhou a missão técnica de avaliação do território Aspirante Geoparque Uberaba
Geoparque Uberaba

Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2023, 09h46
Avaliadores da Unesco, de Portugal e Uruguai, do território Aspirante Geoparque Uberaba
Avaliadores da Unesco, de Portugal e do Uruguai, do território Aspirante Geoparque Uberaba (foto: Elioenai Amuy/UFTM)

Entre os dias 24 e 27 de julho de 2023, o território Aspirante Geoparque Uberaba recebeu os avaliadores da Unesco, Arthur Sá (Portugal) e César Goso (Uruguai). A missão de avaliação tem por finalidade avaliar o território de Uberaba, de acordo com o que foi enviado no dossiê à Unesco, além de servir de referência para o relatório que os avaliadores encaminharão à entidade internacional com objetivo de obter a chancela.

Fazem parte da governança do projeto Aspirante Geoparque Uberaba a Associação Geoparque Uberaba, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Visita da missão de avaliação

A missão começou com um evento de abertura no Auditório da Prefeitura de Uberaba e seguiu para o Geossítio Peirópolis. A visita de relevância internacional começou com café de boas-vindas e em seguida seguiram para o Geossítio Caieira, acompanhada pela equipe do CCCP, pelos pró-reitores de Extensão e Recursos Humanos, professor Helder Barbosa Paolini e Stela Mariana de Morais e pela reitora Marinalva Vieira Barbosa.

A equipe retornou ao Complexo para continuar a visitação que foi guiada pelos alunos da Escola Frederico Peiró e pelos alunos do PET História da UFTM, sob a coordenação da professora Cláudia Bovo. O almoço foi na Casa do Turista com a apresentação de geoprodutos da região. Após o almoço, a reitora da UFTM recebeu os avaliadores e a equipe que acompanha a missão no auditório do CCCP e reafirmou seu compromisso com o projeto Geoparque Uberaba, afirmando que o projeto será um rico espaço para desenvolver projetos tanto para o ensino, pesquisa e pós-graduação, além da extensão universitária.

Geossítio Peirópolis
Geossítio Caieira - Peirópolis (foto: Elioenai Amuy/UFTM)

O professor Thiago Marinho, da equipe do CCCP, fez uma apresentação do território, contextualizando os avaliadores. Após, o grupo participou de uma degustação no Geossítio Caieira do Meio e conheceu a Fazenda Morro Alto, que já participou do Circuito Rural, um dos projetos apoiados pelo Aspirante Geoparque Uberaba. Finalizaram o dia com uma visita à Casa de Candomblé Ase Tobi Ode Kole.

No segundo dia, houve visita à Igreja São Domingos e uma apresentação dos Ternos de Congada e Moçambique. Após a chegada ao Geossítio Santa Rita, que contou com apresentação dos alunos do Colégio Tiradentes de trabalhos feitos sobre o Geoparque na Escola. O roteiro prosseguiu para a Fábrica de Sinos Artesanais de Uberaba e ao Mercado Central para degustação de produtos locais. Os avaliadores conheceram o Museu da Capela Nossa Senhora das Dores, o Geossítio Univerdecidade, onde houve a apresentação de Hip Hop pelas crianças do projeto Talentos da Cidadania, e o Centro de Inovação, com apresentação de projetos sociais desenvolvidos por empresas e instituições da cidade.

O terceiro dia de Missão começou na Fazenda Agronelli com visita ao Geossítio Agronelli e apresentação dos projetos desenvolvidos no local. Em seguida, a equipe dirigiu-se ao Geossítio Serra da Galga, também de relevância internacional e onde foi encontrado o maior fóssil de dinossauro do Brasil, o Uberabatitan ribeiroi. O almoço foi no histórico casarão da Fazenda Cassu, seguido de visita à Casa de Memórias e Lembranças Chico Xavier. O dia terminou no Sítio Histórico e Cultural da ABCZ, com visita à sede da ABCZ, ao Museu do Zebu e também à área externa do Parque Fernando Costa. A recepção feita pelo presidente da Associação, Gabriel Cid e equipe, contou com apresentação dos projetos e ações da ABCZ.

O quarto e último dia começou com reunião interna dos avaliadores, almoço no Restaurante Entreposto, participante do Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba. A tarde foi dedicada à reunião dos avaliadores com a equipe do projeto Aspirante Geoparque Uberaba, onde foram passadas as recomendações e sugestões dos avaliadores a toda equipe.

Última reunião dos avaliadores da Unesco com a equipe do Geoparque de Uberaba
Última reunião dos avaliadores da Unesco com a equipe do Geoparque de Uberaba (foto: L.Adolfo/UFTM)

Após a reunião, os avaliadores ainda conheceram a sede do Geoparque Uberaba e a sede da Câmara dos Vereadores, onde foram recebidos pelo presidente Fernando Mendes. Foram ainda ao Centro Espírita Fraternidade Cristã Hilário Silva. A missão foi encerrada com jantar na Esquina do Pato, vencedor da 2ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba.

O relatório dos avaliadores segue para o Conselho da Unesco, que se reunirá em setembro no Marrocos. No início do ano de 2024, provavelmente em abril, o Aspirante Geoparque Uberaba deverá saber o resultado da avaliação.