Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Missão de Avaliação do Aspirante Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes teve início nesta segunda-feira
Geoparque

Publicado: Segunda, 24 de Julho de 2023, 12h49
imagem sem descrição.

A Missão de Avaliação do Aspirante Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes teve início nesta segunda-feira (24). Os avaliadores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) chegaram na cidade no final da noite de domingo (23).

Os representantes da Unesco, os doutores Artur Sá (Portugal) e César Goso (Uruguai), na foto acima, permanecerão em Uberaba até sexta-feira (28). O intuito da expedição é avaliar de perto o Aspirante Geoparque e conferir as informações contidas no dossiê encaminhado previamente. Caso o projeto receba a chancela daqui alguns meses, o município passará a integrar a rede mundial de Geoparques.

A missão de avaliação começou no Centro Administrativo logo pela manhã, com uma coletiva de imprensa, seguida da reunião de abertura. Durante o restante do dia, os avaliadores e a equipe técnica irão percorrer os primeiros Geossítios elencados no roteiro, sendo eles Peirópolis, Caieira e Caieira do Meio.

Na reunião de abertura estiveram presentes representantes das instituições signatárias do Aspirante Geoparque [Prefeitura de Uberaba, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), assim como autoridades municipais e estaduais, vereadores, empresários, líderes classistas, pesquisadores, imprensa e membros da sociedade civil.

PROGRAMAÇÃO DA MISSÃO, NESTA SEGUNDA

Após a apresentação do Geoparque, saída para:

• Geossítio Peirópolis 10h às 12h30
• Apresentação oficial do território pelo Prof. Thiago Marinho. Visita ao Geossítio Caieira - (G-01) Retorno ao Geossítio Peirópolis - (G-31) e ao Complexo Cultural e Científico de Peirópolis com recepção pelas crianças da Escola Municipal Frederico Peiró e alunos do curso de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM com apresentação do geoproduto “Nos Trilhos de Peirópolis”.

• Às 15h30: Continuidade da visita ao Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, visita ao Restaurante Toca dos Dinossauros e conversa com empreendedor do Restaurante Estação Peirópolis. Às 16 horas, visita ao Geossítio Caieira do Meio - (G-28). Em seguida, agenda na Fazenda Morro Alto com apresentação do Circuito Regional de Turismo Rural. Às 18 horas, saída para visita à Casa de Candomblé – Pai Vitinho.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura de Uberaba

Assunto(s): Geoparque , UNESCO , Peirópolis