Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Sessão solene transmite cargo à reitora da UFTM
Início do conteúdo da página
Solenidade

Sessão solene transmite cargo à reitora da UFTM

Publicado: Sexta, 14 de Julho de 2023, 11h43
Cantora Glau Mineira, Maestro Samuel Jabez
Cantora Glau Mineira e Maestro Samuel Jabez na apresentação de abertura da solenidade. Foto: Marco Clemente/UFTM

 

A força da voz da cantora Glau Mineira, acompanhada ao piano pelo maestro Samuel Jabez e pela flauta transversal de Luiz Minas, encantou no espaço do auditório Esmeralda, no prédio da Reitoria da UFTM ontem à noite. A apresentação que escolheu canções da música popular brasileira impressionou e abriu a solenidade de transmissão de cargo de reitor, posse da vice-reitora, dos pró-reitores e equipe de gestores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, gestão 2023-2027.

publico do auditório
Foto: Marco Clemente/UFTM

 

O público que praticamente lotou o auditório para celebrar o evento foi diversificado e representativo. Além da população de Uberaba, estiveram presentes membros da comunidade universitária - discentes, docentes, técnicos e colaboradores – e personalidades acadêmicas, políticas e artísticas de Uberaba e outras cidades mineiras. O evento contou com a participação de tradutoras e intérpretes de Libras – Linguagem Brasileira de Sinais, do setor de Acessibilidade da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, e foi transmitido pelo canal do SEMEC TV Onda:  

https://www.youtube.com/watch?v=2qvC9TAhMnA

 

A transmissão de cargo

O reitor da UFTM, gestão 2019-2023, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, foi chamado para compor a mesa e, em seguida, deu-se a entrada dos membros do Conselho Universitário.

Professoras Marinalva e Meire se dirigem à mesa da solenidade. Foto: L. Adolfo/UFTM

 

 Marinalva Vieira Barbosa, reitora empossada para a gestão 2023-2027, acompanhada da professora Meire Soares de Ataíde, a ser empossada no cargo de vice-reitora, foram conduzidas à mesa e aplaudidas de pé.

Pronunciamento do professor Luiz Fernando. Foto: Marco Clemente/UFTM

 

O professor Luiz Fernando abriu a sessão solene e houve a execução do hino nacional brasileiro pela cantora Glau Mineira, acompanhada ao piano pelo maestro Samuel Jabez e por Luiz Minas. Em seu pronunciamento, Luiz Fernando falou da sua trajetória na UFTM, ações da sua gestão, agradeceu a todos que colaboraram e felicitou a nova gestão. “Desejo sucesso para a professora Marinalva e tenho certeza que ela e toda sua equipe terão competência para conduzir a Universidade pelos próximos quatro anos e o crescimento da mesma. E todos nós estamos no mesmo barco, sempre temos que torcer para quem, independentemente da gestão, faça um bom trabalho e sempre consiga crescer para todos nós. No mais, muito obrigado a todos”, concluiu.

Foto: Marco Clemente/UFTM

 

Após a leitura do termo de posse da reitora, o cerimonial da UFTM apoiou o ato pessoal de transmissão de cargo. O professor Luiz Fernando e a professora Marinalva, ambos de pé, em frente às bandeiras, procederam o rito da troca de vestes sob o silêncio e atenção dos presentes. A samarra branca, que representa o poder temporal do reitor, foi retirada dos ombros de Luiz. A cor branca, exclusiva do cargo, representa a união de todos os saberes, o somatório de todas as áreas do conhecimento humano. O professor colocou a veste nos ombros de Marinalva Vieira Barbosa, que assumiu a solenidade como a magnífica reitora da UFTM. O público se levantou e, por meio de fortes e longos aplausos, celebrou o ato.

Servidor Elioenai Amuy.  Foto: Marco Clemente/UFTM

 

A saudação à nova reitora, em nome do Conselho Universitário, foi dada nas palavras do membro representante, o servidor Elioenai Amuy. “Como diz Guimarães Rosa, ‘o futuro são respostas’, e nós do CONSU e toda comunidade UFTM, muito mais do que esperar por elas, nos colocamos à disposição da gestão para juntos construirmos, respondermos da melhor maneira possível as expectativas, as necessidades e os sonhos da nossa querida UFTM”.

Posse da vice-reitora e equipe

Nova gestão - Foto: L.Adolfo/UFTM
Nova gestão - Foto: L.Adolfo/UFTM

 

Marinalva deu posse à vice-reitora, professora Meire Soares de Ataíde, momento em que foi lida a sua portaria de nomeação e breve currículo. Em seguida, a reitora deu posse aos pró-reitores, ao assessor especial da reitoria e à equipe administrativa.

Professor Carlos Francisco de Morais, pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis. Foto: Marco Clemente/UFTM

  

O professor Carlos Francisco de Morais, pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, falou em nome dos empossados. Em seu discurso, destacou o compromisso da UFTM com a inclusão, o respeito e acolhimento com a diversidade, das pessoas que são parte da nação brasileira, e cumprimentou a reitora e vice-reitora. “Hoje, nós estamos aqui para acompanhar Marinalva e Meire e empenhar nossa capacidade de trabalho em nome de uma Universidade Federal do Triângulo Mineiro cada vez mais humana e acolhedora. Muito obrigada pela atenção e muito boa noite, esta noite que tem gosto de dia novo, de manhã raiando”, celebrou.

Vice-reitora Meire Ataíde. Foto: Marco Clemente/UFTM

 

A vice-reitora, Meire Ataíde, recebeu a palavra na sequência. “Hoje é um dia especial. O nosso compromisso, além de um dia celebrado, ele é externado para que todos saibam do empenho que teremos para realizar tudo aquilo que desejamos para a UFTM. Os desafios serão enormes, mas com coragem e determinação buscaremos as melhores soluções. Enquanto universidade pública e federal, temos por vocação promover um ensino de qualidade, fazer pesquisas transformadoras e realizar uma assistência de excelência. Precisamos trilhar esses caminhos e, cada vez mais, oferecer ao cidadão aquilo que aprendemos e desenvolvemos nesta casa, nesta querida casa. Portanto, é uma honra poder participar dessa construção coletiva”, pontuou.

Reitora Marinalva Barbosa. Foto: Marco Clemente/UFTM

 

Marinalva Barbosa, a magnífica reitora, iniciou seu pronunciamento emocionada. “Para aqueles e aquelas que estão comigo e com a professora Meire nessa jornada, que tanto nos orgulha e nos preocupa ao mesmo tempo, que é administrar a UFTM, para estes servidores docentes e técnicos, que com certeza terão de usurpar tempo de convivência com familiares para responder as demandas da Universidade, que viverão tempos de turbulência e calmaria, que aceitaram dividir conosco a dor e a delícia de sermos fiadores das mais altas expectativas e sonhos de construção da UFTM que queremos ser, ofereço o verso da música de Raul Seixas: ‘Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas o sonho que se sonha junto é realidade’. Honremos, portanto, com muito trabalho e dedicação, a aposta de futuro de todos aqueles e aquelas, todos os servidores, docentes e discentes, todos os que participaram do processo eleitoral, não importa na forma que votaram, importa a participação. Honremos essa participação e essa aposta feita no futuro da UFTM e no futuro da nossa proposta de gestão no período de 2023 a 2027. Muito obrigada”, concluiu.

A reitora, a vice-reitora e demais empossados foram cumprimentados no palco. Marinalva e Meire agradeceram a presença de todos na cerimônia e aos que enviaram cumprimentos à gestão. Glau Mineira, Luiz Minas e Mister Sam fizeram sua última apresentação musical da noite e a sessão solene foi encerrada.

Acesse a transmissão completa do evento pelo canal do SEMEC TV Onda:

 https://www.youtube.com/watch?v=2qvC9TAhMnA

 

 

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página