Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Programa de Extensão Jornadas pela Democracia promove palestra sobre a história dos direitos humanos
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

Programa de Extensão Jornadas pela Democracia promove palestra sobre a história dos direitos humanos

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2023, 11h32

Amanhã, dia 12 de julho, às 19 horas, o Programa de Extensão Jornadas Pela Democracia, coordenado pelos professores Idalice Ribeiro Silva Lima (UFTM) e Ludolf Waldmann Júnior (UFAM), colocará em discussão "A história dos direitos humanos por meio das constituições: da Filadelfia à Carta Cidadã". A palestra será ministrada pelo professor Lucas Nascimento Ferraz Costa (Unesp), em transmissão ao vivo pelo Canal You Tube do LAFICS-UFTM. O link de acesso é: https://www.youtube.com/watch?v=YvRSpiOPweg

Para a obtenção do certificado de participação basta preencher o formulário de presença a ser disponibilizado no "bate-papo" do canal LAFICS-UFTM.

Resumo da palestra

Em 1789 entrou em vigência a Carta Magna dos Estados Unidos, conhecida por ser a primeira constituição escrita da história, que inaugurou um longo e persistente processo de constitucionalismo liberal. Em sua Bill of rights, assegurava, de forma inédita, direitos civis e políticos, mas nada mencionava sobre direitos sociais e econômicos.

"Nesta palestra percorreremos a longa história das constituições nos 200 anos que separam a Carta norte-americana da Carta Cidadã, brasileira, promulgada em 1988, para mostrar como a reivindicação por direitos humanos rompeu com a tradição liberal e, no seu lugar, promoveu um constitucionalismo social."

Outras informações estão disponíveis nas redes sociais das Jornadas Pela Democracia:

@jornadaspelademocracia

https://www.facebook.com/geppec.lafics/

O e-mail para contato é o O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O evento é realizado pelo Programa de Extensão Jornadas Pela Democracia, 4ª. Edição - Democracia e Participação Política: os movimentos sociais em cena, Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educação e Cultura (GEPPEC) e Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Filosofia e Ciências Sociais (LAFICS) da UFTM.

 

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página