Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Marinalva toma posse como reitora da UFTM
Início do conteúdo da página
Gestão

Marinalva toma posse como reitora da UFTM

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2023, 07h46

 A professora Marinalva Vieira Barbosa tomou posse no cargo de reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na tarde da última sexta-feira (7/7) , em cerimônia realizada em Brasília (DF) no Ministério da Educação (MEC), transmitida pelo Canal Educação e retransmitida pelo SEMEC TV Onda.

Canal Educação da EBC: https://tvbrasil.ebc.com.br/tags/canal-educacao

 Retransmissão da cerimônia pelo Semec TV Onda:

 https://www.youtube.com/watch?v=f8PeTtroI4o&ab_channel=SeMECTVOnda 

E/D. Marinalva Vieira Barbosa, na Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFMT), Silvério de Paiva Fritas Junior, na Universidade Federal do Cariri (UFCA), Jose da Costa Filho, na Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (UFRJ), deputado Federal, Eunício Oliveira, Ministro da Educação, Camilo Santana, ministra da Gestão, Esther Dweck, e Roberto de Andrade Medronho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foto Valter Campanato/ Agência Brasil.
E/D. Marinalva Vieira Barbosa, na Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), Silvério de Paiva Freitas Junior, na Universidade Federal do Cariri (UFCA), José da Costa Filho, na Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (UFRJ), deputado federal Eunício Oliveira, ministro da Educação Camilo Santana, ministra da Gestão Esther Dweck, e Roberto de Andrade Medronho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foto Valter Campanato/ Agência Brasil

 

Em seu discurso, Marinalva fez questão de imprimir a importância das políticas públicas para a educação, que entende ser o meio efetivo de mobilidade social e transformação da qualidade de vida em sociedades, salientando que teve a formação e a carreira acadêmica resultante dessas políticas.

A nova reitora foi enfática ao afirmar, em seu discurso, que faz parte da geração que recebeu todo apoio federal em sua formação e hoje chega à direção de uma Universidade.

Valter Campanato/Agência Brasil  |  Crédito: Fotográfo/Agência Brasil
Marinalva assina termo de posse. Valter Campanato/Agência Brasil | Crédito: Fotógrafo/Agência Brasil

 

A nova reitora da UFTM também destacou o fato de a Universidade ter um importante potencial de desenvolvimento no que diz respeito à oferta de formação graduada, pós-graduada e técnica. Mas, que é uma Universidade que não concluiu o processo de expansão, iniciado com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). “Esse cenário de inclusão, agravado pela política do governo anterior de desmonte, senão de aniquilamento das universidades públicas, nos coloca na posição de uma Universidade que precisa muito da atenção do governo federal por meio de políticas de investimentos na educação superior. Uma política que tenha como foco o incentivo e o desenvolvimento de ações que visam uma formação de qualidade, a produção e o acesso ao conhecimento por meio da pesquisa, a inovação, o uso das tecnologias para a gestão de qualidade para a coisa pública”, ponderou Marinalva.

Citando Paulo Freire

“Como reitora da UFTM, represento uma comunidade que nutre grandes esperanças em relação a este governo. (...). Compreendemos que a UFTM depende, mas é uma valiosa instituição para ser posta à execução de políticas que visem a melhoria dos serviços de saúde e educação, que reafirmem, assim como defendeu Paulo Freire, se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tão pouco sem ela a sociedade muda. É por isso que procuraremos estabelecer, nos quatro anos de gestão, forte diálogo e construir parcerias com diferentes Ministérios e outros órgãos do governo federal, para ampliação, aperfeiçoamento e diversificação às ações da UFTM e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da sua comunidade interna e externa”, enfatiza Marinalva.

A reitora assinalou a necessidade de ter políticas educacionais pautadas fortemente no respeito, diversidade, no protagonismo da ciência e, sobretudo, na insistência da construção de uma sociedade menos desigual. “Nesse sentido, diante do atual momento, não tenho dúvida que a educação, as universidades são fundamentais para reverter esse curso histórico que insiste em nos colocar nesse caminho de retrocesso”, coloca.

 Valter Campanato/Agência Brasil  |  Crédito: Fotográfo/Agência Brasil
Reitora Marinalva Barbosa. Valter Campanato/Agência Brasil | Crédito: Fotógrafo/Agência Brasil

 

Marinalva finalizou seu discurso de posse colocando que a “UFTM não só deseja, mas pode participar desse processo pela sua convicção política no poder da educação na transformação da nossa sociedade. É essa geração que eu represento”.

Participaram da solenidade de posse, além do ministro da Educação Camilo Santana, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho, deputados federais, além de pró-reitores e assessores de Marinalva.

Outros reitores empossados

Também tomaram posse nesta sexta-feira: Silvério de Paiva Freitas Júnior (Universidade Federal do Cariri, UFCA), Roberto Medronho (Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ), e José da Costa Filho (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Unirio).

Cerimônia de Transmissão de Cargo na UFTM

No dia 13 de julho, às 19h30, será realizada no auditório Esmeralda, no prédio da Reitoria da UFTM, a sessão solene de transmissão de cargo de reitor do professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, gestão 2019-2023, à professora Marinalva Vieira Barbosa, gestão 2023-2027. Na solenidade, será empossada a vice-reitora, professora Meire Soares de Ataíde, os pró-reitores, o assessor especial da Reitoria e a equipe de gestores. Para a solenidade, são esperadas personalidades acadêmicas, políticas e artísticas.

A solenidade também será transmitida pelo canal do SEMEC TV Onda: https://www.youtube.com/watch?v=2qvC9TAhMnA

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Posse , Marinalva , Brasília , MEC , reitora
Fim do conteúdo da página