Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > O evento científico Prevenção e Manejo de Queimaduras Elétricas acontece amanhã na UFTM
Extensão Universitária

Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 09h26

O evento científico "Campanha Junho Laranja: Prevenção e Manejo de Queimaduras Elétricas" será realizado de forma presencial pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro amanhã, 29 de junho, às 18 horas no Auditório Safira, no prédio da Reitoria. Terá o apoio da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), da International Society for Burn Injuries (ISBI), do Projeto de extensão “Enfermagem na Promoção da Saúde e Prevenção de Agravos na Infância” (Projeto CAIS/UFTM), do Programa de Educação Tutorial do curso de Enfermagem (PET Enfermagem/UFTM) e da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica da Universidade de Uberaba (Uniube). A coordenadora do evento é Raquel Pan, professora da graduação e pós-graduação da UFTM, membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Queimaduras e representante da International Society for Burn Injuries nas Américas.

A ação proposta tem, dentre outros objetivos, disseminar os riscos que a eletricidade proporciona, alertar a população sobre a gravidade dos mesmos e os métodos de prevenção e manejo das queimaduras decorrentes desse tipo de acidente. Justifica-se mediante a necessidade da realização de eventos e ações em apoio a campanhas de prevenção e de alerta sobre os riscos de acidentes com queimaduras, como a Campanha “Junho Laranja 2023”, que tem como tema central este ano as queimaduras elétricas. De acordo com os organizadores do evento, o boletim epidemiológico n° 47, de dezembro de 2022, do Ministério da Saúde, traz o alerta de que 46,1% das mortes por queimaduras no Brasil estavam relacionadas ao contato com correntes elétricas (BRASIL, 2022).

O evento contará com palestrantes experientes e renomados na área que abordarão sobre a temática com conteúdos sobre medidas preventivas e sobre o manejo desses acidentes. Com o evento, será possível o compartilhamento de informações seguras entre profissionais da área da saúde, bombeiros, estudantes e a comunidade.

Podem participar a comunidade UFTM bem como do Hospital de Clínicas da UFTM/Ebserh, estudantes de graduação e servidores da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e o público em geral de Uberaba e região. As vagas são limitadas.

O link para inscrição é o https://forms.gle/v2GRuN4F2Rx3zodV8

Perfil no Instagram: @projetocais.uftm