Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM celebra o mês da diversidade sexual e de gênero

UFTM celebra o mês da diversidade sexual e de gênero

Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2023, 09h21

No dia 28 de junho, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro se une a todo o mundo para celebrar o orgulho LGBTQIA+. Além da comemoração em si, a campanha ressalta a importância histórica dessa data para a comunidade LGBTQIA+. Para os organizadores da campanha na Universidade, este momento é uma oportunidade de reafirmar a necessidade urgente de mobilização e luta contra todas as formas de preconceito e discriminação que ainda afetam pessoas com base em suas identidades, expressões de gênero e orientações sexuais, uma luta contra a LGBTQIA+fobia. “A LGBTQIA+fobia não está limitada a contextos distantes, onde o autoritarismo e o radicalismo religioso prevalecem. Pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queers, intersexuais e assexuais enfrentam diariamente situações que violam sua dignidade humana em todas as partes do planeta”, afirmam os organizadores da campanha.

No Brasil, atualmente, a LGBTQIA+fobia é considerada crime equiparado ao racismo, inafiançável e imprescritível, de acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Na universidade pública, que preza pela liberdade, autonomia, democracia e valorização do conhecimento humano acumulado ao longo da história, é objetivo fundamental expandir a inclusão desse tema.

A campanha, que celebra a diversidade, destaca na UFTM a valorização da diversidade sexual e de gênero em todos os seus programas, projetos, serviços e atividades. Desde o primeiro acolhimento ao estudante até os diversos tipos de atendimentos, orientações, encontros grupais e suporte oferecidos, a proteção, o respeito e a promoção da dignidade da pessoa, de sua identidade de gênero e orientação sexual, são pilares fundamentais.

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROACE) da Universidade reafirma seu compromisso com a mobilização e luta LGBTQIA+, garantindo atendimentos que promovam saúde, bem-estar, acesso às políticas públicas, inclusão de pessoas com deficiência, melhoria das condições sociais, econômicas e culturais, e desenvolvimento acadêmico dos estudantes.

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH), por meio do Departamento de Atenção à Saúde do Servidor (DASS), reconhece que as opressões relacionadas à orientação sexual e identidade de gênero impactam diretamente no processo saúde-doença e "devem ser consideradas na determinação social de sofrimento e de doença" segundo o Ministério da Saúde. O DASS reforça o compromisso com a vigilância e promoção de saúde da população LGBTQIA+ universitária, em específico dos/as servidores/as da Universidade, respeitando suas especificidades em todas as ações e serviços: acolhimento e escuta, atendimento psicológico, campanhas.

“Seja nos grupos de estudos, projetos de extensão, programas de atendimento à comunidade universitária, movimento estudantil ou sindicatos, cada pessoa é valorizada, pois contribui para a transformação da nossa realidade. A universidade incentiva o verdadeiro sentido de "conviver" em alteridade, acolhendo e valorizando identidades individuais e coletivas, proporcionando trocas culturais e aprendizados. Que possamos celebrar a alegria de sermos livres e plurais, para sermos verdadeiramente nós mesmos, em todos os lugares e sempre”, concluíram os organizadores.

Atendimento/Acolhimento

Núcleo de Assistência Estudantil em Saúde / Proace - Av. Getúlio Guaritá, 440 - Nossa Sra. da Abadia, Uberaba - MG, 38025-440.

Telefone: (34) 3700-6620

Divisão de Serviço Social / Proace - sala 217, 2º andar do Centro Educacional - Av. Getúlio Guaritá, 159 - Nossa Sra. da Abadia, Uberaba - MG, 38025-440
Telefone:  (34) 3700-6980 ou (34) 3700-6987

Departamento de Atenção à Saúde do Servidor- DASS / PRORH - Rua Capitão Domingos, 223 - Centro, Uberaba- MG, 38010-170