Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM participa de Seminário Socioambiental em Angola

UFTM participa de Seminário Socioambiental em Angola

Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2023, 09h12
Seminário em Namibe

A UFTM participou do “I Seminário Socioambiental Angola x Brasil: Educação, Meio Ambiente, Tecnologias e Saúde” na Universidade do Namibe (UNINBE), na cidade de Moçâmedes, em Angola, nos dias 30 e 31 de maio e 1º a 4 de junho de 2023. Representaram a UFTM, a professora Suraya Gomes Novais Shimano, docente do curso de Fisioterapia e presidente da Rede Internacional de Extensão Universitária – RIEU, e a enfermeira Joyce Mara Gabriel Duarte, do curso Técnico de Enfermagem - CEFORES.

O Seminário foi uma iniciativa de diversas Universidades do Brasil (UTFPR/UEMS/UFTM/UFBA/IFRJ/USP) e de Angola (UNINBE) que integram a RIEU. Teve como principal objetivo reunir, dar visibilidade à extensão universitária internacional e aos atores e grupos envolvidos, para proporcionar a troca de conhecimentos; fomentar a cooperação; e fortalecer a formação dos educadores, alunos e demais profissionais de ambos países.

A docente Suraya representou a UFTM e a RIEU na mesa de abertura do evento com o tema “Cooperação acadêmica por meio da extensão internacional e de pesquisa conjunta em rede”. As representantes da UFTM integraram a Comissão Organizadora do evento, a Comissão Científica, apresentaram trabalhos desenvolvidos no âmbito da UFTM e ministraram duas oficinas, sendo a primeira intitulada “A extensão universitária nas áreas de meio ambiente, educação e saúde: impactos na formação e na sociedade e atenção à Saúde”, na qual os participantes puderam construir uma proposta de projeto de extensão de alto impacto social, treinando habilidades de escritas. A segunda oficina, “Rede de atenção à saúde no Brasil: uma experiência do SUS”, levantou discussão sobre o trabalho em equipe e os sistemas públicos de saúde no Brasil e em Angola.

Oficina de extensão universitária

As oficinas alcançaram um público total de 140 participantes, incluindo docentes, técnicos administrativos, discentes de graduação e de nível médio técnico em saúde, todas com envolvimento, interação e interesse.

Grupo que participou das oficinas

“A participação no Seminário permitiu visibilidade à UFTM e ao fortalecimento de parcerias com universidades em pelo menos três províncias de Angola: Bengo, Namibe e Huíla, mais um passo para futuros projetos e colaborações internacionais”, comentou Joyce. Durante sua passagem por Angola, a professora Suraya Shimano participou também da 4ª Conferência Internacional de Extensão Universitária, na cidade de Caxito, província do Bengo, apresentando a RIEU na palestra na abertura do evento, que contou com a participação da Ministra de Ciência e Tecnologia e da Secretária de Estado de Angola.

Conferência em Bengo

Fotos: Arquivo pessoal de Joyce Duarte