Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Programa de extensão promove evento sobre prevenção a queimaduras na praça da Abadia
Extensão Universitária

Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2023, 08h22

Quem passar pela praça da Abadia, em Uberaba, no dia 24 de junho, das 8h30 às 12h30, poderá participar do evento de extensão universitária da UFTM “Junho Laranja - Mês de Prevenção de Queimaduras”, promovido pelo Programa PAP-Q: Programa de atenção à Pessoa Queimada.

Os alunos do curso de Terapia Ocupacional e de Fisioterapia do Programa coletarão informações da população acerca do conhecimento sobre causas, prevenção e socorrismo de queimaduras. Também fornecerão orientações sobre o assunto. O grupo abordará principalmente as queimaduras domésticas, tanto em crianças como em adultos. O Programa tem como coordenadoras as professoras Adriana Clemente Mendonça, do curso de Fisioterapia e Alessandra Cavalcanti, do curso de Terapia Ocupacional.

Segundo as coordenadoras do Programa, campanhas de prevenção como esta são muito importantes para a população, uma vez que muitas queimaduras domésticas são facilmente evitáveis com o conhecimento adequado, podendo amenizar suas sequelas ou mesmo evitá-las com a prestação correta dos primeiros socorros.

Adriana destaca a importância do recente credenciamento do HC/UFTM como hospital referência em tratamento especializado em grandes queimaduras. “Este é um importante momento para a UFTM, Uberaba e região. No entanto, muitas são as pessoas que relataram nunca terem recebido nenhuma orientação de prevenção de queimadura, o que reforça a necessidade de campanhas preventivas. Há estudos que apontam os principais agentes causadores de queimaduras: objetos quentes, seguido por líquidos quentes, vapor e chama direta”, conclui a docente.