Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Iniciada implantação do sistema de páginas de cursos da UFTM
tecnologia

Iniciada implantação do sistema de páginas de cursos da UFTM

Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 21h07

A UFTM iniciou nesta semana a etapa de implantação e migração das páginas dos programas de pós-graduação e cursos de especialização para um novo sistema  visando dar mais autonomia, funcionalidades e disponibilizar as informações em outros idiomas com foco na internacionalização das páginas. Inicialmente a proposta atenderá a pós-graduação, mas a ideia é ampliar o modelo para atender cursos de graduação e técnicos. O projeto foi desenvolvido  com a participação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Departamento de Tecnologia da Informação – DTI e Comunicação Social.

O sistema foi apresentado na última semana para os programas de pós-graduação, assim como a liberação de acessos para a migração dos conteúdos. A nova proposta busca dar autonomia e a gestão total das páginas dos cursos para coordenação e secretários. O sistema foi baseado em modelo utilizado por outras universidades e traz a possibilidade de habilitar as páginas para navegação em idiomas como inglês, espanhol e francês. O design (código CSS e layout) foi desenvolvido pela Comunicação Social da UFTM, baseado nas demandas apresentadas pelos programas e o projeto do sistema desenvolvido pela equipe do Departamento de Tecnologia da Informação - DTI. As páginas funcionam via Sistema Integrado e são responsivas, ou seja, o layout é adaptado para diferentes telas como celulares.

O projeto foi iniciado em 2021, mediante demandas apresentadas pelos programas de pós-graduação ao pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Carlo José Freire de Oliveira e contou com a participação central do setor de Comunicação e do DTI da UFTM. O sistema já está montado e disponível para avaliação e implementação de todos os programas de pós-graduação strictu sensu e para dois programas Lato Sensu. No momento dois já realizaram a migração para o novo padrão, são eles: Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais e Curso de Especialização em Práticas Educativas e Socioambientais. Os demais programas estão em processo de migração.

Para o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Carlo Oliveira “A estruturação dos sites dos programas de pós-graduação em português, inglês e espanhol é muito importante porque contribui para uma avaliação positiva dos programas junto a CAPES e favorece a internacionalização destes e da própria universidade uma vez que possibilita a comunicação e a integração de seu corpo acadêmico à comunidade científica global e também favorece a procura, a conexão e o estreitamento de parcerias a partir das pesquisas e dos novos conhecimentos produzidos e acessíveis para diversas nacionalidades.”, finalizou.

*Imagem - Reprodução  página PPGMQ -MG

Assunto(s): dti , comunicação social , sites , pós