Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Programa de extensão apresenta projeto sobre artesanato

Programa de extensão apresenta projeto sobre artesanato

Publicado: Terça, 13 de Junho de 2023, 14h44

O Programa de Extensão  Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática, vinculado ao Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, apresentou no dia 20 de maio, no Museu dos Dinossauros, o projeto “UNA2RTE – Universidade Aberta ao Artesanato, Artesã e Artesão” para artesãs e artesãos do Coletivo Bordados Poéticos de Uberaba  MG.

O objetivo do projeto UNA2RTE é desenvolver uma ação de extensão nas comunidades com intuito de identificar, catalogar e mapear o repertório socioeconômico e sociocultural local das artesãs e dos artesãos fazedores do artesanato regional de Uberaba/Triângulo Mineiro (Minas Gerais, Brasil) com destaque no artesanato de tradição cultural e com ênfase na produção de cerâmica, bordados, tramas e doces típicos.

“Também temos como ação extensionista compreender a relação do saber matemático na produção das peças e seu envolvimento com a cultura, além de investigar o repertório social e cultural local com olhar para as experiências comunitárias de grupos e buscar entender como esses grupos desenvolvem seu trabalho e quais os mecanismos de preservação da memória cultural”, destacou o professor Alberto Luiz Pereira da Costa, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – ICENE, coordenador do Programa Interfaces.

Foto: Acervo do Programa de Extensão Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática-UFTM; registro fotográfico do Círculo de Cultura, data: 20/05/2023; local: CCCP - UFTM, Peirópolis.

O Coletivo Bordados Poéticos é um coletivo de aproximadamente trinta mulheres de Uberaba MG. As bordadeiras trabalham com a técnica de bordado livre e com a ação intitulada “Bordadinhos da Vovó”, que abrange o resgate de pontos de bordado, bem como a troca de receitas tradicionais, sendo uma partilha de memória e aprendizagem. A atuação do Coletivo Bordados Poéticos também contempla o bordar que estampa a essência do cotidiano e a criação artesanal de forma afetiva e grupal no encontro de mulheres. A causa sustentável está presente desde a matéria prima, como no reaproveitamento de linhas e tecidos, à inspiração como atualmente estão bordando a fauna e flora do cerrado que estão em extinção. Esses bordados integrarão a Exposição Mãe Terra.

Imagem: identidade visual do projeto de extensão, por Alberto Luiz Pereira Costa.