Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pró-Reitoria de Extensão Universitária divulga ações realizadas em 2022
Extensão Universitária

Pró-Reitoria de Extensão Universitária divulga ações realizadas em 2022

Publicado: Terça, 30 de Maio de 2023, 10h18

Programas e projetos de extensão, juntos, alcançaram mais de 180.000 pessoas

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária -  PROEXT/UFTM, considerando que  os dados censitários da extensão da UFTM são imprescindíveis para gestão, publicou relatório de atividades realizadas em 2022, o Censo da Extensão 2022.

Conforme a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Extensão, Gyzah Amui Barros, em 2021, a PROEXT trabalhou em transição com o gerenciamento simultâneo de dois sistemas: o novo SIEX e o SigProj (anterior), que foi finalizado definitivamente no mesmo ano. Somente em 2022, com único sistema de gerenciamento, é que se passou a ter um banco de dados relativamente mais confiável e próximo da realidade. Entretanto, destaca-se ainda o trabalho na consolidação de outros indicadores, ainda em fase de implantação e aperfeiçoamento pela equipe de DTI/UFTM, para chegar a outros indicadores também de relevância administrativa.

“Em todo o período da gestão, sempre mantivemos um cuidado especial com os indicadores disponíveis sobre a extensão universitária da UFTM, com observação frequente dos resultados preliminares alcançados, de tal forma que pudéssemos sempre estar reavaliando as decisões técnico-administrativas. Em um cenário tão adverso e desafiador, que se exigiu muita coragem para inovar, é perceptível como os números obtidos dão início a uma ascensão e valorização da extensão universitária da UFTM, em consonância com o planejado¨, afirmou Gyzah.

Em 2021, segundo a PROEXT, houve a mudança do sistema de gestão das ações de extensão que, mesmo ainda em fase de consolidação e melhorias nos filtros de pesquisa, a versatilidade e a economia do sistema, sobretudo moldável à estrutura organizacional e pedagógica da UFTM, consolidou-se satisfatória e eficiente.

Entre os dados quantificados do Censo da Extensão de 2022, programas de extensão alcançaram mais de 130.000 pessoas. Com projetos de extensão, mais de 57.000 pessoas foram alcançadas, sendo contabilizadas mais de 547 ações de extensão coordenadas. Para mais informações e acesso completo aos dados do censo 2022, ACESSE AQUI.