Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > HC-UFTM realiza Congresso de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde
Inovação em saúde

HC-UFTM realiza Congresso de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde

Publicado: Segunda, 22 de Maio de 2023, 15h53

Conferências, workshops, mesas-redondas, maratona de inovação (Projethon) e apresentação de trabalhos vão compor a programação do Congresso de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (Cepis) promovido pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM/Ebserh). O evento acontecerá nos dias 1º e 2 de junho, no prédio da Reitoria da UFTM (auditórios Esmeralda e Safira, saguão de exposições e secretaria).

As inscrições são gratuitas e estão abertas no site https://www.cepishcuftm.com.br/, tendo como público-alvo pesquisadores, professores, alunos de graduação e profissionais das diversas áreas do conhecimento com interesse na saúde.

O Congresso tem como tema “Inovação em saúde: transformação do ensino e o impacto na assistência”. O gerente de Ensino e Pesquisa do HC-UFTM, Jair Sindra Virtuoso Júnior, reforça a importância do evento. “O Cepis tem como principal objetivo reunir profissionais da área e promover a troca de experiências e conhecimentos e será um importante marco para a evolução do ensino e da pesquisa hospitalar na busca constante de novas soluções e práticas que possam impactar de forma positiva a vida do paciente”, explica.

Em seus dois dias de duração, o Cepis pretende promover o compartilhamento de conhecimentos e de novas descobertas e avanços na assistência à saúde, além da ampliação das discussões baseadas em abordagens multidisciplinares para tratar dos principais avanços na área.

“Serão discutidos temas como a importância da inovação na saúde e como ela pode transformar o ensino e a assistência prestada aos pacientes. Dessa forma, a Gerência de Ensino e Pesquisa espera contribuir significativamente para o avanço da área da saúde, trazendo novas possibilidades e oportunidades para os profissionais”, pontua o gerente, que ressalta ainda a escolha do tema como resultado de um amplo debate entre a equipe organizadora e a comunidade do HC-UFTM, que participou com sugestões.

A conferência de abertura terá como tema “Health Ageing: viver mais e com qualidade baseado em ciência” e será ministrada pelo ex-residente do HC-UFTM Álvaro Avezum Junior. Cardiologista e epidemiologista, ele é diretor do Centro Internacional de Pesquisas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), professor Livre-Docente da Universidade de São Paulo (USP), pesquisador associado sênior da McMaster University, em Hamilton (Canadá), membro do Conselho Geral da Federação Mundial do Coração e presidente do Departamento de Espiritualidade e Medicina Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Entre outros destaques da programação, estão o minicurso on-lineUpToDate:  tomada de decisão clínica baseada em evidência” (pelo canal no Youtube TV GEP HC-UFTM, neste link - https://www.youtube.com/watch?v=0PYvighd6yg) e os workshops “Introdução à pesquisa clínica” e “Tecnologia e inovação na educação em saúde”, além das mesas-redondas “Incorporação de tecnologia e inovação em saúde”, “O papel do hospital de ensino na produção de ciência” e “Preceptoria e formação do profissional de Saúde”.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social HC/UFTM/Ebserh (matéria)

Assunto(s): Inovação em saúde , UFTM , HC