Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > HC-UFTM promove Maratona inédita que vai reunir instituições para discutir boas ideias para a saúde pública
Início do conteúdo da página
Saúde

HC-UFTM promove Maratona inédita que vai reunir instituições para discutir boas ideias para a saúde pública

Publicado: Segunda, 22 de Maio de 2023, 15h12

Professores, pesquisadores e alunos de graduação de diferentes instituições de ensino superior de Uberaba, públicas e privadas, participarão no dia 1º de junho de uma maratona de inovação em saúde inédita na cidade, promovida pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM/Ebserh). Nessa data, mais de 100 pessoas interessadas em desenvolver boas ideias vão participar de uma jornada de oito horas com um objetivo: oferecer soluções para problemas comuns na área de saúde e ao mesmo tempo interagir com parceiros que ajudem em todas as fases do projeto. 

Trata-se da Maratona Projethon, um evento inspirado nos grandes encontros na área de tecnologia, em que pessoas vão pensar em projetos e se encontrar com organizações que têm condições de executar essas ideias. “Podem se inscrever alunos de graduação de universidades e faculdades de Uberaba que estejam em qualquer período de cursos das áreas da saúde, exatas e ciências sociais”, detalha a médica Lívia Figueira Avezum de Oliveira, organizadora e idealizadora da maratona. 

As inscrições, limitadas e gratuitas, já são recebidas no site https://www.cepishcuftm.com.br, com 120 vagas, sendo 45 para área de exatas, 45 para saúde e 30 para ciências sociais. No evento, que vai acontecer no prédio da reitoria da UFTM, os participantes se reunirão espontaneamente em grupos e procurarão ali mesmo as instituições que possam desenvolver seus projetos, como acontece nos eventos de tecnologia e games, por exemplo. 

Segundo Livia Oliveira, que é chefe do Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde do HC, os inscritos serão desafiados a apresentar soluções para problemas dentro de três eixos (educação e tecnologia em saúde, segurança do paciente, e gestão e otimização de processos em saúde) e terão a mentoria de especialistas para criar – e aplicar – as ideias que vão desenvolver. 

No local, estarão presentes, além do HC-UFTM, o Parque Tecnológico de Uberaba, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e o Hospital Mário Palmério, da Universidade de Uberaba, que estarão à disposição dos participantes para contribuir em todas as fases do projeto, do planejamento à execução no mercado. 

 

Intuito é unir quem planeja a quem executa 

“O objetivo é juntar o que cada um tem de melhor nessa parte de inovação e oferecer caminhos práticos para os pesquisadores desenvolverem ideias que possam ser aplicadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, promovemos uma interação entre grandes instituições de Uberaba, em benefício da população”, resume a chefe do setor. 

Lívia explica que se inspirou em um evento realizado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, localizado em São Paulo, a partir de intercâmbio com profissionais de lá, e acredita que esta interação trará grandes benefícios às instituições participantes. “Muitas vezes temos em nossa rotina problemas e soluções na área de saúde, mas não sabemos o que outra área ou instituição está fazendo ou pode fazer”, contextualiza. 

 

Contribuições em todas as fases, da mentoria ao financiamento 

Se um participante desenvolver, por exemplo, uma touca inteligente para reduzir queda de cabelo de pacientes oncológicos e precisar de um protótipo, pode procurar o IFTM, segundo o professor Ernani Vieira de Melo. “O IFTM tem vários projetos na área de gestão de processos, prototipagem e inteligência artificial, por exemplo, que podem contribuir para desenvolver as soluções apresentadas pelos pesquisadores”, conta. 

O encontro vai servir não somente para pensar e executar o projeto, mas para colocar em prática, considerando até fontes de financiamento. Para isso, pode-se contar com o Parque Tecnológico de Uberaba, especializado em fazer conexões entre empresas, setor público e entidades de ensino e pesquisa.  “A gente encaminha no sentindo de buscar parcerias para que os pesquisadores possam colocar suas ideias em prática. Uma ideia só se torna inovação quando ela está no mercado e se torna um serviço efetivo para a sociedade”, afirma a professora e pesquisadora em empreendedorismo Núbia Ferreira, do Parque Tecnológico. 

A coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Mário Palmério, Fernanda Magalhães, que também representa a Universidade de Uberaba, disse que os participantes poderão contar com as instituições que vão oferecer mentores para ajudar na execução dos desafios, além de apresentar as inovações que acontecem na universidade e divulgar os projetos em andamento. “Vamos atuar em várias frentes, à disposição dos participantes da maratona”, adianta.

O Projethon é parte da programação do Congresso de Ensino, Pesquisa, e Inovação que é realizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa do HC-UFTM, cujo tema é o impacto da inovação em saúde no ensino e na assistência e será realizado nos dias 1º e 2 de junho.  

 

Fonte: texto - Coordenadoria de Comunicação Social  HC/UFTM/Ebserh (matéria)

Arte/Imagem: Orgs. evento

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Saúde , Maratona , Projethon , HC/UFTM
Fim do conteúdo da página