Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Centro de Produção e Pesquisa em Fitoterápicos será inaugurado nesta sexta-feira
Inauguração

Publicado: Quinta, 11 de Maio de 2023, 14h30

A UFTM inaugurará o Centro de Produção e Pesquisa em Fitoterápicos – CEFITO nesta sexta-feira, dia 12 de maio, às 10h, na Unidade da UFTM da Univerdecidade. O evento será aberto à toda comunidade e contará com a participação do reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, de pró-reitores, de diretores de institutos, da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, de representantes do governo municipal, entre outros convidados.

A UFTM e o governo municipal firmaram em junho de 2022 um acordo de cooperação técnica e científica em projetos de fitoterapia. O CEFITO é vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas e Naturais - ICBN e o professor Carlo José Freire de Oliveira, do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia e atual pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM responderá pela administração do CEFITO.

Para o professor Carlo, o Triângulo Mineiro, especialmente o município de Uberaba, tem longa tradição de instituições comunitárias e filantrópicas construindo e estruturando, de forma voluntária, o projeto Farmácia Viva e a produção de fitoterápicos. “A implantação e a estruturação de um centro de produção e pesquisas em fitoterápicos na UFTM, em parceria com a Farmácia Viva no município, abrem uma diversidade de possibilidades tanto na pesquisa, quanto no ensino e na extensão nos cursos das diferentes áreas do conhecimento. Mais que isso, aproxima a UFTM da sociedade à medida que produz e entrega diretamente à população medicamentos e informações cientificamente comprovadas sobre fitoterápicos e suas aplicações.”, destacou.

Para o pró-reitor de Planejamento da UFTM, Kedson Palhares Gonçalves, Uberaba é tradicionalmente uma cidade que produz fitoterápicos pela cultura popular. “Um dos objetivos do CEFITO é o de transformar o conhecimento popular em conhecimento científico com fins de beneficiar a população mais carente, principalmente aquela que está ligada diretamente ao SUS. Além do processo de pesquisa, o espaço servirá para convergência da discussão sobre o tema, agregando diversas outras instituições públicas, de forma a promover o ensino, oportunidades de estágios, inovação e proporcionando ainda mais o desenvolvimento da Universidade. De fato, o CEFITO será um marco na história da UFTM”, afirmou.

O reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, destacou que o centro será uma importante contribuição para a saúde da região. “O CEFITO é uma importante contribuição da UFTM não só para o campo do ensino, da pesquisa e extensão, é uma oportunidade de colaborar com a saúde do município por meio de produtos fitoterápicos. A UFTM e o município construíram uma importante parceria que irá contribuir e muito para a comunidade”.

Ao final da solenidade, haverá o descerramento da placa de inauguração.

O CEFITO

O Centro de Produção e Pesquisa em Fitoterápicos da UFTM - CEFITO tem como proposta ser mais um braço multiusuário da pesquisa, ensino e extensão na Instituição, mas com foco na produção de fitoterápicos e também de pesquisas sobre os efeitos desse tipo de tratamento. O local será utilizado para a produção de fitoterápicos liberados para consumo com o objetivo de atender à demanda de unidades de saúde e hospitalares. Além disso, será utilizado por pesquisadores interessados nas diversas aplicações para essa área.  Entre as atividades previstas, estão a realização de cursos, distribuição de plantas com propriedades fitoterápicas para a comunidade e ações em parceria com equipes de saúde sobre a utilização de fitoterápicos.

O Centro de Produção e Pesquisa em Fitoterápicos – CEFITO é uma edificação térrea, em estrutura de concreto armado, com área de 358,18 m², subdividida em diversos ambientes necessários ao seu funcionamento, respeitando normas e leis vigentes para a área de atuação.

O CEFITO contém um conjunto de equipamentos para a produção de fitoterápicos, bem como toda a estrutura geral para acomodação dos servidores e atendimento à comunidade interna e externa.

Orçamento do CEFITO

Em 2021, foi destinada à UFTM a Emenda Parlamentar Individual nº 39040013, pela ex-deputada federal, Alê Silva, no montante de R$1.500.000,00, sendo R$200.000,00 para despesas de custeio e R$1.300.000,00 para despesas de investimento. A emenda parlamentar foi proposta para ser aplicada integralmente na implantação do CEFITO, conforme plano de trabalho apresentado ao MEC e à ex-parlamentar. Para isso, foram realizados os processos licitatórios necessários para realização de obras de edificação do Centro de Produção e Pesquisa em Fitoterápicos, bem como para aquisição de materiais de consumo, equipamentos e materiais permanentes.

De acordo com a diretoria da Divisão de Gestão Orçamentária/PROAD, considerando que os processos licitatórios realizados para atendimento das despesas indicadas no Plano de Trabalho encerraram em montantes inferiores aos estimados e considerando que todos os itens homologados já haviam sido empenhados e ainda havia crédito orçamentário disponível para empenho, foi apresentado (e aprovado pelo MEC) um novo Plano de Trabalho para utilização do saldo remanescente da emenda para outras demandas institucionais. Assim, ao final do exercício 2021, foi utilizado o total de R$1.495.217,05, sendo R$1.229.653,05 destinados ao CEFITO e R$265.564,00 para atendimento de demandas da administração geral da UFTM. Além disso, houve a complementação de R$22.202,45 do orçamento da UFTM em 2022 para atendimento do Termo Aditivo nº 01/2021 ao Contrato nº 24/2021 (obra de edificação do CEFITO), totalizando R$ 1.251.855,50 de recursos destinados diretamente ao CEFITO.

Fotos:  Luis Adolfo/ UFTM

Assunto(s): Inauguração: CEFITO , UFTM