Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Mapa da Extensão 2023 inova no mapeamento das demandas sociocomunitárias
Extensão Universitária

Mapa da Extensão 2023 inova no mapeamento das demandas sociocomunitárias

Publicado: Quarta, 10 de Maio de 2023, 10h55

O Departamento de Desenvolvimento de Extensão/PROEXT publicou o Mapa da Extensão 2023, a terceira edição do mapa de demandas sociocomunitárias. É um instrumento de gestão para avaliar a distribuição espacial das ações de extensão da UFTM (programa, projeto, curso, evento e prestação de serviço), bem como, dar publicidade à comunidade universitária e a sociedade da ocorrência dessas ações.

“A terceira edição traz uma inovação importante para a extensão universitária não só para a UFTM, mas para todas as instituições de ensino superior de Uberaba que trazem a extensão como parte do processo de formação acadêmica. Essa iniciativa fortalece o papel institucional e a corresponsabilidade no desenvolvimento sustentável regional junto com outras instituições públicas”, destaca a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Extensão Gyzah Amui Barros.

Desde 2022, o Departamento de Desenvolvimento da Extensão/PROEXT e a Gerência de Ensino e Pesquisa - GEP/HC-UFTM, além de outros parceiros, trabalham de forma estratégica no diálogo com as comunidades e no mapeamento das demandas sociocomunitárias na execução do programa de extensão Diagnóstico Situacional de Comunidades nos municípios de Uberaba e de Campina Verde - Registro 173/2022.

Resultados preliminares dessa iniciativa já passam a integrar o Mapa da Extensão 2023, disponível para acesso a qualquer cidadão. Essas informações são relevantes para as Instituições de Ensino Superior, sobretudo a UFTM, que nos últimos anos integrou a dimensão extensionista com uma carga horária de 10% do total do curso nas matrizes curriculares de graduação para início no primeiro semestre de 2023, contribuindo no alinhamento entre a prática de ensino-pesquisa, a extensão e os reais interesses da comunidade.

“Se destaca também a abrangência e a força da extensão universitária da UFTM, que só foi possível identificar com esse instrumento de gestão”, afirma Gyzah. Na primeira edição do Mapa da Extensão 2021 foram 417 ações de extensão georreferenciadas e a mais distante da sede foi cerca de 1.000 km de Uberaba, na cidade de Rio Pardo de Minas, MG. Na segunda edição do Mapa da Extensão 2022, o alcance cresceu, atingiu cerca de 1.700 km na cidade de Salvador, BA das mais de 540 ações georreferenciadas. Nesta última edição, até o momento foram georreferenciadas mais de 250 ações no Mapa da Extensão 2023 e pela primeira vez a extensão da UFTM cruza a fronteira da internacionalização, estando em dois países no continente africano, um deles na costa leste - África Oriental, na cidade de Maputo, Moçambique.

As ações de extensão registradas na PROEXT são georreferenciadas por área temática, enquanto as demandas sociocomunitárias são recebidas por formulário específico pelo interessado. Esse formulário fica disponível no portal da PROEXT na seção VISITANTE. A secretaria da PROEXT recebe e georreferenciamos as demandas. “Como essas informações estão contidas no mesmo mapa, num futuro próximo será possível avaliar se as ações de extensão universitárias ocorrem conforme as demandas das comunidades”, informou Fabrício Aníbal Corradini, pró-reitor de Extensão Universitária.

O mapa de extensão pode ser acessado na página da PROEXT: