Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Inscrições para o Enem 2023 já começaram
Enem 2023

Inscrições para o Enem 2023 já começaram

Publicado: Terça, 09 de Maio de 2023, 08h49

Conforme o  edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais  - Inep  no Diário Oficial da União do dia 8 de maio de 2023, o período de inscrições para o Enem se inicia hoje, dia 5 de junho, e segue até 16 de junho. Já as provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Na UFTM, por exemplo, é utilizado para o Sistema de Seleção Unificada – Sisu.

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Acesse o edital do Enem 2023

Acesse a Página do Participante

Acesse a página de orientações do Enem

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep (matéria completa)