Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM inaugura laboratório de pesquisa em experimentação animal
Inauguração

UFTM inaugura laboratório de pesquisa em experimentação animal

Publicado: Quinta, 04 de Maio de 2023, 14h56

A UFTM inaugurará amanhã, 5 de maio de 2023, às 9 horas, o Laboratório Multiusuário de Modelos Biológicos – LAMMOBI, situado no 13º andar do Centro de Pesquisas Prof. Aluizio Rosa Prata, na rua Vigário Carlos, 100, ao lado do Centro Educacional, no bairro Abadia, Uberaba MG.

Sobre o LAMMOBI

O Laboratório Multiusuário de Modelos Biológicos - LAMMOBI - é uma unidade especializada em experimentação animal que abrigará animais experimentais como ratos e camundongos para fins de pesquisas de graduação e pós-graduação, em projetos que utilizam modelos animais, oferecendo treinamento para alunos que utilizarão modelos animais em seus experimentos. O espaço é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPG que prevê o início das atividades ainda na primeira quinzena deste mês. O Laboratório irá atender todos pesquisadores dos institutos da UFTM que trabalham com modelos de animais experimentais.

Conforme o Departamento de Engenharia e Manutenção - DEMA, o LAMMOBI ocupará uma área de 280 m². Sua construção foi feita em paredes de alvenaria, revestidas e pintadas com materiais laváveis, piso em concreto polido e com pintura com tinta epóxi (também lavável), bancadas em granito, instalações elétricas e hidrossanitárias adequadas para permitir a utilização dos equipamentos necessários para o local. Também foi feita a implantação de sistema de climatização e exaustão, necessário para o correto funcionamento do local.

Ao todo, segundo o DEMA, para implantação exclusiva do Laboratório, foram investidos aproximadamente R$400.000,00, entre mão de obra, contratações complementares e materiais empregados na construção e adequação dos ambientes, bem como para projetar e instalar todo sistema de climatização e exaustão. Esse recurso utilizado foi originado de verbas de Funcionamento da Administração Geral da UFTM.

Centro de Pesquisas Prof. Aluizio Rosa Prata, que abrigará o LAMMOBI, à esquerda do Centro Educacional

“Para que o experimento feito no animal tenha o resultado esperado, é necessário controlar, ao máximo, os fatores que possam interferir, direta ou indiretamente, e só fazer variar aquelas características que se quer estudar. Assim, em um biotério de experimentação, como é o caso do LAMMOBI,  se procurou padronizar o ambiente, a alimentação e o manejo de acordo com as normas dadas pelo experimento”, explicou o professor Carlo José Freire de Oliveira, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM.

Assim como no biotério de criação, o Biotério Central da UFTM, localizado na Avenida Tutunas, nº 490, o biotério de experimentação do LAMMOBI possui uma edificação especialmente projetada, pessoal capacitado e uma rotina de trabalho bem definida, adaptada ao experimento. “O LAMMOBI é um espaço diferente do Biotério Central que apenas reproduz e cria os animais para se reproduzirem e se desenvolverem. Depois de certa idade é que eles saem do Biotério Central e serão liberados para o LAMMOBI para serem usados experimentalmente nas pesquisas previamente aprovadas pela CEUA/UFTM”, destacou o pró-reitor. O LAMMOBI atende todos os pré-requisitos indicados pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - CONCEA referente à edificação, de maneira que a Instituição atende, seja para criação quanto para experimentação, toda a legislação vigente.

Em decorrência da limitação do espaço, o evento ocorrerá para convidados relacionados às atividades do laboratório.

Foto: Divulgação/UFTM