Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM integrará evento internacional na Angola sobre meio ambiente, tecnologias e saúde
Internacionalização

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 07h49

De 30 de maio a 4 de junho de 2023, ocorrerá o  I SEMINÁRIO SOCIOAMBIENTAL BRASIL - ANGOLA: EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIAS E SAÚDE, uma iniciativa de pesquisadores de diversas instituições do Brasil e de Angola que integram a Rede Internacional de Extensão Universitária – RIEU. Nessa primeira edição, que ocorrerá no Namibe, Angola, farão parte da equipe as seguintes Universidades brasileiras: UTFPR, USP, UFTM, UFPB, UFBA, IFRJ, UEMS e UENF, em parceria com a Universidade do Namibe (UNINBE).

O professor da UFTM, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – IECENE/UFTM, além de fazer parte da comissão organizadora, preside a comissão científica do evento, que atenderá vários dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pela ONU. Da UFTM também estão na equipe organizadora as professoras Suraya Gomes Novais Shimano ( Instituto de Ciências da Saúde - ICS);  Karina Pereira (ICS); a técnica de laboratório do ICS, Adriana Cristina de Araújo; e Joyce Mara Gabriel Duarte, enfermeira do Centro de Educação Profissional  - Cefores.

Conforme os organizadores, os objetivos da realização do evento são reunir e dar visibilidade à extensão universitária internacional e aos atores e grupos envolvidos para proporcionar a troca de conhecimentos entre as instituições envolvidas; compartilhar experiências entre ambos os países; propor metodologias inovadoras e participativas na construção de projetos de extensão; fomentar a cooperação entre as instituições envolvidas (solidariedade acadêmica); e fortalecer a formação dos educadores, alunos e demais profissionais de ambos os países (internacionalização).

Os seis dias de evento trazem uma ampla programação, com palestras, oficinas, mesas-redondas, sessões de comunicação, visitas técnicas entre outras atividades. O público-alvo é formado por professores e alunos da graduação e da pós-graduação, grupos de pesquisa, professores da educação básica e demais profissionais vinculados ao campo da Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Saúde.

Para mais informações sobre programação completa, eixos temáticos e realização de inscrição, acesse a PÁGINA DO EVENTO.

Arte/imagem: orgs. evento