Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Aplicação do Exame do Celpe-bras 2023/1 será amanhã, 25
Internacionalização

Aplicação do Exame do Celpe-bras 2023/1 será amanhã, 25

Publicado: Segunda, 24 de Abril de 2023, 07h52

O exame do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) acontecerá na UFTM no dia 25 de abril de 2023, no terceiro andar do Centro Educacional. A parte escrita será pela manhã e a parte oral (aplicada individualmente) em horários agendados para o período da tarde. Os estrangeiros inscritos no exame de diferentes partes do país conseguem visualizar seus horários na página de inscrição do exame (http://celpebras.inep.gov.br/celpebras/), além de terem recebido e-mails do posto aplicador com informações. O participante deve se atentar aos horários de cada etapa do exame.

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o único exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. O exame é aplicado no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas nos postos aplicadores (lista dos postos em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/celpe-bras/postos-aplicadores): instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa. A UFTM desde 2019 é um dos postos aplicadores no Brasil. A aplicação do exame na UFTM também contribui para política de internacionalização da Universidade.

O exame tem uma parte escrita, que avalia a compreensão oral e escrita e a produção redigida em língua portuguesa; e uma parte oral (interação face a face), que avalia o desempenho na compreensão e nas produções orais da língua. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante nas duas partes. Isso inclui práticas de uso da língua portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português, no Brasil.

Na UFTM, o posto aplicador é coordenado pela professora Juliana Bertucci Barbosa (Departamento de Linguística e Língua Portuguesa/IELACHS), com apoio e parceira do Núcleo de Línguas (Nucli), Assessoria de Cooperação Internacional (ACI) da UFTM, Cursos de Letras, Profletras e Central de Laboratórios do IELACHS. Para informações sobre o posto da UFTM, escrever para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

“Ofertamos 20 vagas que se esgotaram no primeiro dia de inscrição. Temos doze nacionalidades de participantes vindos de diferentes regiões do Brasil para fazer a prova na UFTM. Há previsão de nova aplicação do exame no segundo semestre de 2023, com inscrições previstas para agosto de 2023”, afirmou a coordenadora Juliana Bertucci.

Acesso a página do Celpe-Bras: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/celpe-bras