Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Programa de extensão lança podcast sobre integração ser humano-natureza
Natureza

Programa de extensão lança podcast sobre integração ser humano-natureza

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 07h37

O Programa de extensão universitária “Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática”, sob a coordenação do professor Alberto Luiz Pereira da Costa, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – ICENE, lançou o podcast  “A integração ser humano-natureza e a nossa corresponsabilidade” com a participação do educador, pesquisador e artista Dante Augusto Galeffi. A ação extensionista é continuidade da programação de 2023 da série de podcasts intitulada “Usinagem no ar: as vozes das interfaces”.

Conforme o professor Alberto, o podcast  também tem o propósito de clamar a atenção para o Dia Internacional da Mãe Terra, celebrado em 22 de abril. A ONU indica que a iniciativa desta data vem ao encontro dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em específico: 13) ação contra a mudança global do clima; 14) vida na água; 15) Vida terrestre.

No podcast, Dante partilha sobre sua trajetória inter e transdisciplinar, a compreensão de que somos natureza, e a sua atuação no desenvolvimento da Teoriação Polilógica e Poliética, nas palavras do autor: “uma Epistemologia da Complexidade própria e apropriada, com a perspectiva descolonial do Sul”.

O episódio do podcast está organizado em cinco partes: 1) A casa do sol poente; 2) Escola, Cidade e o Tempo: variação de experiências; 3) Nós somos natureza, 4) Teoriação-Polilógica-Poliética; e 5) Qualquer obra de arte vale a pena.  Durante o podcast,  Dante afirma sobre essa integração homem-natureza e a corresponsabilidade: "se nós somos seres com esse papel de curadores, somos responsáveis pela natureza [...]. Nós somos natureza, ou seja, não somos diferentes da natureza, a espécie humana na sua distinção é natureza 100%, é biológica, é química, é ecológica, é social, é psicológica, é espiritual, quer dizer tem vários estratos como uma cebola”.

Dante é professor Titular da Universidade Federal da Bahia (Departamento de Educação), graduação em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (1979), frequentou o curso de especialização na Universidade de Roma em Restauração de Monumentos (1980-1982), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA (1994) e doutorado em Educação pela UFBA (1999).

Para ouvir o podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/usinagem-no-ar

Arte/imagem: Coord. Programa