Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Curso de extensão para professores sobre espaços extraescolares abrirá segunda turma
Extensão Universitária

Publicado: Quinta, 30 de Março de 2023, 09h07

Ocorreu na noite da última quarta-feira, 29 de março de 2023, no Auditório Safira da UFTM, a aula inaugural do curso de extensão “Visitas Extraescolares como recurso pedagógico para a formação cidadã integral do aluno”. Sob coordenação do professor Pedro Donizete Colombo Júnior, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – ICENE/UFTM e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFTM, o curso, com público-alvo voltado para professores de educação básica, atingiu o máximo possível de inscritos, o que levará à abertura de uma segunda turma.

O objetivo do curso, que tem como organizadores equipe do Grupo de Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências – GENFEC, é ampliar a visão do professor quanto à importância das visitas extraescolares, para além das habilidades específicas dos componentes curriculares, agregando, na sua formação e na formação ofertada ao aluno, aspectos culturais, sociais, políticos e emocionais que lhe proporcionem atuar na sociedade de maneira mais participativa.

O curso, com carga horária de 60 horas, organiza-se de maneira híbrida, sendo dois encontros presenciais, quatro encontros no modelo remoto síncrono e atividades assíncronas que são disponibilizadas no Google Classroom.

O curso de extensão também é uma etapa da pesquisa de doutorado em andamento intitulada "A aproximação entre a escola e ambientes extraescolares na percepção de professores da educação  básica: contribuições para o desenvolvimento integral dos alunos", desenvolvida junto ao PPGE/UFTM pelo pós-graduando Bruno Inácio da Silva Pires, que confirmou que a próxima turma ofertada tem previsão de realização do  primeiro encontro presencial no dia 11 de maio de 2023 e que ela será composta por  inscrições excedentes. “A procura e o interesse pelo curso nos surpreenderam positivamente, ratificando que os espaços extraescolares são um tema profícuo na área educacional”, destacou Bruno.

A aula inaugural contou com apresentação musical, informes e orientações gerais pelos organizadores e com a realização da palestra “Ambientes extraescolares: o que são e quais suas potencialidades”, proferida pelo professor Pedro Colombo e pelo professor Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, também vinculado ao ICENE e ao PPGE/UFTM.

Mais informações, acesse o site do GENFEC.

Sobre a importância do espaço extraescolar

Os organizadores afirmam que é preciso compreender que os espaços extraescolares têm uma função súmula na educação, que colaboram para que o estudante perceba que a formação acontece muito além dos muros que cercam a escola. Os espaços extraescolares são equivalentes às atividades desenvolvidas em campo, congregando, por exemplo, visitas didáticas a museus, zoológicos entre outros. O processo interativo que os espaços fora da escola proporcionam são cheios de relações e corroboram a proposta de uma educação cidadã, cujos objetivos são a formação de cidadãos livres, emancipados, portadores de um leque diversificado de direitos, assim como de deveres para com os outros.

Fotos: Bruno I. S. Pires/UFTM