Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto sobre abordagem interdisciplinar de pacientes em fila de espera começa neste mês
Extensão Universitária

Publicado: Segunda, 06 de Março de 2023, 09h32

A partir do dia 16 de março, às quintas-feiras, das 13h às 17h, até novembro de 2023, no Laboratório de Desempenho Neuro-músculo-esquelético e Postura, localizado no prédio do Centro de Pesquisas Professor Aluízio Rosa Prata, junto ao Centro Educacional, ocorrerá o projeto “Saber, Fazer e Lidar: abordagem biopsicossocial da dor musculoesquelética crônica em pacientes da fila de espera para tratamento fisioterapêutico”.

Coordenado pela professora Denise Martineli Rossi, do Departamento de Fisioterapia Aplicada do Instituto de Ciências da Saúde – ICS, o objetivo do projeto é capacitar estudantes de graduação ao manejo terapêutico baseado no modelo biopsicossocial por meio de uma equipe interdisciplinar e proporcionar intervenção centrada no paciente com condições traumato-ortopédicas que estejam aguardando para tratamento fisioterapêutico.

Conforme a professora Denise, o projeto se justifica devido à alta incidência do desenvolvimento de dor crônica após o trauma musculoesquelético, ao significativo impacto socioeconômico bem como ao comprometimento funcional nas atividades de vida diária, no trabalho e na qualidade de vida, visando, assim, reduzir a demanda aos sistemas públicos de saúde além de melhorar a formação profissional dos estudantes de diferentes cursos.

O projeto conta com equipe multidisciplinar e é voltado para alunos dos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Educação Física e Medicina.

Inscrições (abertas até 13 de março) ou consultas sobre eventuais dúvidas deverão ser  realizadas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Artes/imagem: Orgs. evento