Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Divulgado o regulamento e cronograma da consulta à comunidade universitária para escolha da gestão 2023-2027
Consulta 2023

Publicado: Quinta, 16 de Fevereiro de 2023, 10h37

A Comissão de Consulta à Comunidade Universitária para escolha da gestão da UFTM 2023 – 2027 disponibilizou, na última quarta-feira, 15 de fevereiro, a página onde serão divulgadas as informações do processo, como o regulamento e cronograma (www.uftm.edu.br/consulta2023).

O Regulamento

O Regulamento disciplina a realização de consulta à comunidade universitária para escolha de quem ocupará o cargo de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, período 2023-2027. Entre as normatizações tratadas no documento, verifica-se que a consulta à comunidade universitária ocorrerá por meio de votação uninominal, considerando a participação paritária de cada segmento: segmento docente: 1/3 (um terço); segmento técnico-administrativo: 1/3 (um terço); segmento discente: 1/3 (um terço). O documento ainda estabelece prazos, regras e procedimentos para inscrição. As regras para campanha das chapas inscritas e para os debates serão disponibilizadas em breve por meio de normativa.

Votação

O regulamento ainda define o processo de escolha via sistema de votação on-line pelo Helios Voting, um software livre, dotado de um mecanismo seguro de computação e apuração eletrônicas dos votos que são criptografados antes de serem enviados.  Discentes, docentes e técnicos da UFTM receberão os dados para votação e participarão do processo por meio dos e-mails institucionais cadastrados de cada categoria. Esta é a segunda vez que o sistema é utilizado na UFTM, a primeira foi na votação para Ouvidor da Instituição.

O texto completo do regulamento está na aba “Consulta à Comunidade Universitária” na página https://www.uftm.edu.br/consulta2023

O Cronograma

O cronograma do Processo de Consulta à Comunidade Universitária – PCCU da UFTM estabelece o prazo para impugnação do regulamento até dia 17 de fevereiro e prazo para análise dos recursos de impugnação do regulamento nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2023.

inscrição das chapas com candidatos para a gestão da reitoria será no dia 27 de fevereiro de 2023via SEI, conforme orientações contidas no regulamento.

A divulgação das chapas inscritas será no dia 28 de fevereiro de 2023. Confira o cronograma completo na aba “Cronograma” na página https://www.uftm.edu.br/consulta2023