Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Fapemig aprova quatro projetos de extensão em interface com a pesquisa da UFTM
Pesquisa e Extensão

Fapemig aprova quatro projetos de extensão em interface com a pesquisa da UFTM

Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2022, 09h07

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig publicou resultado do edital 11/2022: Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa. Com o edital, a Fundação pretende estimular o desenvolvimento econômico e social sustentável do estado articulando diretamente dois dos três tripés universitários: pesquisa e extensão. O ensino também será diretamente influenciado, pois os projetos envolvem professores, técnicos e estudantes de graduação e de programas de pós-graduação.

“Mais uma vez, a UFTM mostra sua relevância em pesquisa e em extensão para o estado de Minas Gerais, tendo aprovado quatro propostas, consolidando-se como polo de produção e transferência de conhecimento científico, tecnológico e de inovação para a sociedade”, comemorou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFTM, professor Carlo José Freire de Oliveira.  As propostas aprovadas terão a coordenação dos seguintes professores-pesquisadores:

• Douglas Moura Miranda (ICTE)
  • Esdras Viggiano de Souza (ICENE)
  • Luciana de Almeida Silva Teixeira (ICS)
  • Virgínia Oliveira Crema (ICBN)

“Pressupõe-se que as pesquisas favorecem que a extensão atue como geradora de conhecimento. Os projetos aprovados na chamada devem fomentar o diálogo entre pesquisadores e sociedade – universidade e sociedade – permitindo a transferência de conhecimento acadêmico para os cidadãos e para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais. A universidade ganha na produção e divulgação de conhecimento, enquanto a sociedade, por sua vez, usufrui dos resultados e tem acesso a saberes por meio da divulgação científica e tecnológica”, concluiu o pró-reitor.

Os projetos fomentados têm a missão de contribuir para implementação e desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Organização das Nações Unidas – ONU, colaborando com ações indispensáveis para o desenvolvimento humano nacional e internacional.

O resultado preliminar da chamada encontra-se disponível em: http://www.fapemig.br/media/FAPEMIG_-_Homologação_de_Resultado.pdf