Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Livro que reflete sobre mulheres negras, pobreza e racismo será lançado na UFTM nesta quarta-feira
Lançamento

Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2022, 14h06

Nesta quarta-feira, dia 23 de novembro, às 18h, haverá o lançamento do livro “Mulheres Negras: pobreza e racismo”, pela Editora Letramento, de autoria da professora da UFTM, Maria Cristina de Souza, do Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais – IELACHS.

Professora Maria Cristina,  desde 2014 coordena o Programa de Extensão Temas Raciais, discorrendo sobre conteúdos que refletem e são relacionados a recorte racial e de pobreza. O livro, segundo ela, tem a relevância de possibilitar conhecer a realidade social das mulheres negras e pobres no contexto social e econômico atual e compreender a relação entre questão racial, de gênero e condição de pobreza, contribuindo para a elaboração de novos conhecimentos na área.

Entre as reflexões propostas pela obra, está a de que a luta contra o racismo, contra o machismo e contra todas as dimensões da desigualdade impostas pelo capitalismo  deve ganhar espaço nos debates sobre justiça social. A predominância da população negra entre os mais pobres é  um fator de análise sobre a configuração da desigualdade brasileira, deve ser considerada e enfrentada por políticas sociais e também pelos movimentos sociais existentes. “ É de fundamental importância produzir novos conhecimentos sobre pobreza e racismo, visando  a possíveis estratégias de enfrentamento e ao plano da formulação das políticas sociais no contexto atual. O recorte racial permite informações para elaboração de propostas de políticas afirmativas que tenham resolutividade para este segmento tão exposto às situações de pobreza”, destacou a professora.

IMPORTANTE: O lançamento do livro ocorrerá presencialmente no Espaço Foyer do Centro Educacional - CE, acima da cantina, junto ao Auditório Turmalina, 1º andar. O horário inicialmente marcado era às 17h. Em decorrência de simulação e treinamento programado pelo Corpo de Bombeiros no Centro Educacional e proximidades, foi prorrogado para iniciar a partir das 18h.

A Professora Maria Cristina informa que, em tempo oportuno, haverá a doação de exemplares à comunidade da UFTM por meio do acervo das bibliotecas da Instituição.