Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Equipe Triângulo Aéreo da UFTM participa da 24ª Competição SAE BRASIL AERODESIGN 2022
Extensão Universitária

Publicado: Sexta, 04 de Novembro de 2022, 08h33

A equipe de extensão Triângulo Aéreo do curso de Engenharia Mecânica da UFTM participa entre os dias 3 a 6 de novembro de 2022 da 24ª competição nacional SAE BRASIL AERODESIGN 2022 realizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA, da Força Aérea Brasileira, na cidade de São José dos Campos/SP. Neste ano foram inscritas 60 equipes na categoria regular de 70 instituições de ensino superior do Brasil e do exterior (México e Venezuela).

Construção do leme do avião

A equipe Triângulo Aéreo da UFTM é representada por 23 estudantes da UFTM dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental e Engenharia Mecânica do Instituto de Ciências Tecnológicas e Extas – ICTE. O grupo é comandado pelo capitão Vinicius Pereira Pedro, discente do curso de Engenharia Mecânica, e coordenado pelo professor Israel Jorge Cárdenas Nuñez, do curso de Engenharia Mecânica.

A Competição SAE BRASIL AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes. Os alunos que participam da Competição SAE BRASIL são desafiados anualmente com novos regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica como, por exemplo, otimização multidisciplinar para atendimento de requisitos conflitantes, redução de peso através de otimização estrutural, instrumentação e ensaios em voo dos protótipos, entre outros.

Equipe Triângulo Aéreo: Saída do ICTE – Uberaba – MG para São José dos Campos - SP

A delegação da UFTM participa da categoria regular em que as avaliações e classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos. O projeto teve o apoio da Reitoria da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Pró-reitoria de Extensão da UFTM - PROEXT e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG.

Imagens: Equipe Triângulo Aéreo da UFTM