Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > PET Ensino de Química publica artigo sobre microscópios de baixo custo

PET Ensino de Química publica artigo sobre microscópios de baixo custo

Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2022, 08h55

O artigo intitulado "Microscópios alternativos construídos a partir de materiais de baixo custo", do discente Guilherme L. S. Borges, integrante do grupo PET Ensino de Química da UFTM, sob orientação do professor e tutor do grupo Daniel A. Cerqueira, foi publicado neste mês de outubro de forma on-line na seção de Educação da revista Química Nova, um dos principais periódicos em língua portuguesa da área de química. O trabalho foi desenvolvido em colaboração com Pedro H. S. Borges, discente do instituto de Artes da UFU e com a professora Cássia R. Cardoso, do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFTM.

O trabalho consiste na construção de dispositivos de ampliação encontrados na literatura, que podem ser denominados de microscópios alternativos ou microscópios caseiros de baixo custo, bem como, na discussão sobre a possibilidade de aplicação desses instrumentos alternativos no ensino de ciências por professores de diversos níveis de ensino.

De acordo com os autores do trabalho, diante do número de escolas que não possuem laboratório, torna-se necessário buscar alternativas para que professores possam realizar atividades práticas. Neste sentido, o estudo visa apresentar diferentes formas de produzir microscópios a partir de materiais de baixo custo. No trabalho, são apresentados cinco instrumentos: um microscópio construído a partir de uma webcam; um microscópio construído a partir de um smartphone e uma lente de caneta laser; um microscópio que utiliza gotas de água ou de glicerina como lentes; um microscópio produzido a partir da combinação de lentes; e um dispositivo que utiliza um laser e uma gota de água para projetar uma imagem ampliada de partículas ou organismos suspensos na gota de água. O trabalho também demonstra a obtenção de microscopias de melhor qualidade a partir da técnica de empilhamento de imagens.

Imagem: conteúdo do artigo publicado na revista Química Nova