Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Cursos de pós-graduação da UFTM elevam nota de avaliação junto à Capes

Cursos de pós-graduação da UFTM elevam nota de avaliação junto à Capes

Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2022, 16h39

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  - Capes divulgou no dia 2 de setembro de 2022 o resultado preliminar da Avaliação Quadrienal 2017-2020 dos cursos de pós-graduação do país.

Dos 17 programas de pós-graduação da UFTM avaliados, considerando as notas disponíveis, até o momento, 36,36% dos programas subiram de nota e os demais mantiveram o índice. Quanto às notas dos programas em rede, dos quais a UFTM faz parte, mas são sediados em outras instituições, ainda não foi disponibilizado acesso a todos os dados.

Os programas de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, Educação Física e Psicologia subiram para nota 4 e o Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde elevou para nota 5.

Conforme a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM - PROPPG, o resultado da avaliação quadrienal foi extremamente positivo para a Instituição. Esse resultado traz novas perspectivas para os programas de pós-graduação, incluindo a possibilidade de abertura de novos cursos de doutorado, maior recebimento de bolsas de auxílio, ampliação da participação em editais de fomento à pesquisa e pós-graduação e aumento da atração de discentes para os futuros processos seletivos. Além disso, o resultado destaca a importância e o protagonismo da UFTM no desenvolvimento científico e tecnológico e na formação de recursos humanos na região do Triângulo Mineiro.

Segundo a Direção de Desenvolvimento da Pós-Graduação da UFTM, o resultado é fruto do esforço conjunto da comunidade acadêmica e reflete os esforços cotidianos dos programas de pós-graduação da UFTM, atestando o exímio trabalho realizado pelos docentes, discentes e técnicos administrativos, mesmo no cenário difícil da atualidade.

A PROPPG da UFTM parabeniza os programas e reforça a continuidade do apoio a eles, entendendo que existem chances reais dos programas que mantiveram o conceito neste ciclo também conseguirem subir de posição na próxima avaliação quadrienal, reiterando também que é preciso refletir sobre o processo avaliativo, compreender eventuais deficiências e encontrar soluções reais para dar mais um passo à frente. A PROPPG destaca a continuidade do compromisso  com a pesquisa, tecnologia e inovação da universidade, sempre apoiando naquilo que for possível.