Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Programa de extensão promove atividades sobre vida e saúde de adolescentes
Extensão Universitária

Programa de extensão promove atividades sobre vida e saúde de adolescentes

Publicado: Terça, 12 de Julho de 2022, 16h18

O Programa de Extensão “Para além do mercado de trabalho: projetos de vida e saúde de adolescentes” realizou na última sexta-feira, dia 8 de julho, o primeiro encontro das atividades referentes ao Processo Formativo "Temas em adolescer: intersetorialidade na construção de uma nova 'práxis'"

Conforme os organizadores, estavam presentes  inscritos e autoridades locais para assistirem à  iniciativa intersetorial para a formação continuada dos profissionais na identificação e encaminhamento das demandas de violências. A iniciativa foi a primeira de uma sequência que se estenderá até o mês de junho de 2023, sendo previstas palestras e formação de pequenas equipes de profissionais participantes do processo para atuarem nas escolas municipais com adolescentes do 9º ano e de uma equipe de tutores e tutoras.

Na ocasião, foram expostos alguns dos principais fluxos de atendimento e encaminhamento de crianças e adolescentes vítimas de violências, elaborados pela Comissão de Fluxos, da Roda de Conversa dos Direitos da Criança e do Adolescente. A Comissão é integrada por profissionais de diversos equipamentos/políticas públicas e pesquisadores do tema. Os fluxos construídos e expostos demonstraram a relevância de uma formação constantemente atualizada para reconhecimento das nuances das violências e suas manifestações em suas vítimas, direta ou indiretamente envolvidas.

No evento, representante da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFTM destacou a importância das ações propostas no Programa para o amparo de crianças e adolescentes vítimas de violências, assim como a relevância da importância da constituição de uma rede ampla de trabalho em parceria com a extensão universitária para que, em um processo dialógico e transdisciplinar, a UFTM esteja presente nas diversas comunidades de Uberaba.

A atividade é uma ação do Programa de Extensão da UFTM, coordenado pelo professor Ailton de Souza Aragão, em parceria com o Departamento de Saúde Coletiva da UFTM, Núcleo de Pesquisa em Saúde e Sociedade - NUPESS,  Hospital de Clínicas e entidades de atuação e responsabilidade social.

Para o mês de agosto, o tema de exposição será “Violência doméstica e atuação em rede” , em que se seguirá à discussão com os/as adolescentes escolares. O local e o horário será informado por e-mail dos/as inscritos/as, sendo aberta a participação para interessados da comunidade em geral.

ACESSEFORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Mais informações podem ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.