Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de extensão realiza palestras em escolas públicas para falar sobre ensino universitário
EXTENSÃO

Publicado: Terça, 21 de Junho de 2022, 16h52

Com o intuito de motivar os jovens uberabenses e dialogar sobre as possibilidades de ingresso no ensino superior em Uberaba, representantes da UFTM e da Uniube têm realizado uma série de visitas a escolas públicas do município. De março a junho deste ano, mais de quinze escolas já receberam o projeto, um público de aproximadamente de 1.000 estudantes.

As palestras itinerantes são realizadas pelo projeto de extensão Bases of Life, que é composto por professores da UFTM, servidores técnico-administrativos da Pró-Reitoria de Ensino (PROENS), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (PROPPG) e da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROACE) e estudantes da UFTM e da Uniube.

Alguns integrantes do projeto Bases of Life/Foto Divulgação

Em cada encontro, são apresentados os cursos e os métodos de ingresso nas instituições de ensino superior e os programas associados: Enem, Sisu, Prouni e Fies. Também são abordados auxílios que podem viabilizar a manutenção de estudantes e outras oportunidades, como bolsas para programas de monitorias, de iniciação científica, de internacionalização.

O professor Carlo Oliveira, coordenador do projeto Bases of Life e um dos palestrantes da UFTM nas visitas às escolas, enfatiza que a proposta é contribuir para que mais estudantes se preparem, entrem e permaneçam na universidade. “Nada é mais transformador que a apropriação do conhecimento, não importa a perspectiva avaliada, e é justamente o que o projeto procura levar aos estudantes atendidos”, destaca o docente.

Já o professor de Física, Adriano R. Sousa, da Escola Estadual Boulanger Pucci, um dos locais visitados pelo projeto, pontua que grande parte dos estudantes das escolas públicas não conhecem as universidades que existem na cidade, os cursos e as formas de ingresso, afirmando ainda que na visão desses estudantes, a universidade é algo distante de suas realidades e muitos não têm perspectivas para a continuidade dos estudos após a finalização do ensino básico. "Após a palestra ministrada na escola, eu percebi que os estudantes estão cada vez mais falando sobre as suas perspectivas futuras de vida e o ingresso em um curso superior está cada vez mais em pauta. Por fim, eu acredito que o projeto Bases of Life é fundamental ser aplicado e ampliado para cada vez mais escolas públicas de Uberaba e região, pois isso pode fazer com que a relação entre as escolas e a universidade ficassem cada vez mais próximas”, destacou Adriano.

Ao final de cada palestra, ainda é disponibilizado gratuitamente aos alunos da rede pública o e-book “Enem Te Conto”, com dicas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio e uma lista de conteúdos gratuitos que podem ser usados pelos estudantes no processo de preparação para a prova, além de panfletos com marcadores de texto.

Os organizadores do Bases of Life já estão planejando as ações a serem realizadas no segundo semestre de 2022. Para acompanhar todas as atividades desenvolvidas, acesse o Instagram, o site ou o canal do YouTube do projeto de extensão.

Assunto(s): UFTM , Uniube , Enem