Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM convida para outorga de título de Professor Emérito ao Doutor Hélio Moraes de Souza
CONSU

Publicado: Quinta, 19 de Maio de 2022, 11h13

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro convida toda comunidade acadêmica a participar da cerimônia de concessão de título de Professor Emérito ao Doutor Hélio Moraes de Souza. O evento será realizado nesta sexta-feira, dia 20 de maio, às 19h, no Auditório Esmeralda, situado na Avenida Frei Paulino, nº 30 (prédio da Reitoria).

A homenagem é uma honraria concedida, mediante decisão do Conselho Universitário, aos professores ou pesquisadores aposentados que tenham se distinguido no ensino, na pesquisa ou na extensão universitária e que, a priori, seguem desenvolvendo atividades na instituição por devoção e vocação à docência.

HOMENAGEADO

O professor Hélio Moraes de Souza ingressou como aluno no curso de Medicina, na então Faculdade de Medicina do Triangulo Mineiro, em 1966. Possui mestrado e doutorado em Medicina (Hematologia) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Em 1973, tornou-se Professor Auxiliar de Ensino, percorrendo todos os degraus da carreira docente, chegando em 1997 a Professor Titular, cargo que exerceu até 2014.

Sua primeira pesquisa na UFTM está relacionada à Doença de Chagas e Leishmaniose Transfusional, dentro da linha de pesquisa Segurança Transfusional – tema que desenvolveu ao longo de sua trajetória acadêmica. Além dessa, desenvolveu três outras linhas de pesquisa: Hemoglobinopatias, Imunogenética em onco-hematologia e Covid-19.

Desde 2015, segue na UFTM já tendo atuado como professor visitante e professor voluntário, função que exerce até a presente data na disciplina de Hematologia, atuando em dois programas de pós-graduação, tendo sob sua orientação, alunos de iniciação cientifica, TCC, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Durante sua trajetória na instituição, foi responsável pela estruturação da disciplina de Hematologia/Hemoterapia nos cursos de Medicina e Biomedicina, pela criação do Hemocentro Regional de Uberaba e das residências médicas em Hematologia e Hemoterapia Adulta e Pediátrica. Implantou a Unidade Onco-Hematológica da UFTM e foi o responsável pelo credenciamento do Serviço de Transplante de Medula Óssea do HC/UFTM, além de ter exercido diversas atividades administrativas.