Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Professores da UFTM participam de e-book sobre a importância do conhecimento científico
Início do conteúdo da página
Publicação

Professores da UFTM participam de e-book sobre a importância do conhecimento científico

Publicado: Segunda, 16 de Maio de 2022, 09h14

Os professores Pedro Colombo e Daniel Ovigli, ambos do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT) da UFTM, escreveram o capítulo “O papel dos museus de ciências contra o negacionismo da ciência: o que está em jogo?”, do e-book "Dossiê contra o Negacionismo – A importância do conhecimento científico", lançado no último dia 13 de maio pela Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), juntamente com a PUC Minas. A solenidade foi realizada na PUC campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, e contou com a presença de autoridades e pesquisadores/autores do livro.

O capítulo elaborado por professores da UFTM é fruto de pesquisas do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (Genfec), por eles liderado e, em especial de um projeto em parceria com pesquisadores da UFU e fomento do CNPq (Edital Universal 2021) que busca discutir a contribuições de museus de ciências e da divulgação científica contra o negacionismo da ciência.

De acordo com os autores negacionismo não é um termo recente, porém que se acentuou nas discussões em especial nos últimos dois anos, com o avanço da Covid-19. Um contexto que evidencia a importância da obra como forma de contribuir com a promoção da cultura científica na sociedade e combater fenômenos com o das Fake News e do negacionismo da ciência. Como retratam os professores Pedro Colombo e Daniel Ovigli em seu capítulo, “questões como movimento antivacina e o uso de medicamentos no tratamento de doenças como a Covid-19 são exemplos de questões sociocientíficas que têm alimentado incertezas sobre o conhecimento científico e sido suporte para negacionistas da ciência”. Mencionam ainda que "o negacionismo no campo das ideias vitimiza pessoas e destrói culturas, e a cultura em questão é a científica, na qual a negação gera insegurança e alimenta dúvidas quanto à veracidade de conhecimentos historicamente e socialmente construídos pela ciência”.  

O e-book "Dossiê contra o Negacionismo – A importância do conhecimento científico", está disponível gratuitamente em diversas plataformas digitais.

Imagem: Capa do e-book

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página