Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Triângulo Aéreo participa da SAE Brasil Aerodesign 2015
Extensão Universitária

Triângulo Aéreo participa da SAE Brasil Aerodesign 2015

Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2015, 08h48
O projeto está em um nível competitivo e a equipe está confiante
Aeronave pronta, testes realizados e a equipe com os novos uniformes parte para a SAE BRASIL AeroDesign

A equipe do Triângulo Aéreo da UFTM participa, de 29 de outubro a 1º de novembro, da competição SAE Brasil Aerodesign 2015 que será realizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA, em São José dos Campo - SP.

"As expectativas são as melhores, já que a equipe trabalhou duro durante todo o ano, e  espera-se apenas colher os frutos deste esforço e dedicação". Com essa afirmação a equipe do AeroDesign, coordenada pelos professores Paulo Flabes e Israel Nunez, e integrada por 18 alunos dos cursos de Engenharia da UFTM, sendo dois da Engenharia de Produção, quatro da Elétrica e 12 da Mecânica, viaja nesta quarta-feira, 28, para participar da Competição de 2015.

O projeto, que todo ano abre processo seletivo para recrutar novos integrantes, conta com bolsas concedidas pela Pró-Reitoira de Extensão Universitária e o patrocínio de empresas como: Prymaxx- Equipamentos industriais, Aileron Modelismo, Buzz Marketing, Destak Modelismo, Digipress - Comunicação Visual.

Engenharias da UFTM na SAE Brasil

Voos testes e a apresentação na JIEPE - UFTM

Desde 2012, a UFTM participa da competição que neste ano conta com 95 equipes de universidades brasileiras e do exterior. Segundo o professor Flabes, o  Triângulo Aéreo "evoluiu tanto na questão projeto, como nos processos de fabricação fruto da experiência adquirida ao longo dos anos anteriores". Com a aeronave pronta e todos os possíveis testes realizados, comprovando em voo que o projeto está em um nível competitivo, os último preparativos foram de finalização de alguns detalhes na construção, detalha o coordenador. Dentre as inúmeras diferenças da aeronave em 2015, destacam-se a simulação computacional, a fabricação de componentes da aeronave em materiais compósitos e os inúmeros ensaios com instrumentação e telemetria.

A avaliação na SAE Brasil AeroDesign ocorre em duas etapas. A primeira é a de avaliação do projeto, onde inclui a nota do relatório desenvolvido pela equipe constando todos os cálculos, simulações e testes realizados durante toda a fase de projeto, além da apresentação oral que é feita no dia da competição. Já a segunda etapa é composta pelas pontuações obtidas durante as baterias de voo, onde o objetivo é fazer com que a aeronave transporte o maior peso possível.

Em 2014, a Triângulo Aéreo ficou em 14º lugar. "Todos os anos a equipe estabelece metas baseando-se na competição anterior a fim de melhorar os quesitos dois quais obtiveram as menores pontuações. Assim, desde o início, o projeto de 2015 foi elaborado pensando nesses quesitos, então, acredita-se que representaremos bem a Universidade. A equipe está confiante, com expectativas de conseguir uma colocação entre os dez primeiros, mas sempre com ressalvas, já que concorrem cerca de 60 Universidade do Brasil e outros países, com equipes muito competitivas", enfatiza Paulo Flabes.

Formação de engenheiros

A participação no projeto e nas competições tem impacto na formação de engenheiros pela UFTM. Isso é confirmado pelos alunos "aplicar o conhecimento adquirido durante a graduação dentro de um ambiente que simula uma empresa de engenharia é essencial para o graduando, já que o projeto está em constante mudança, exigindo do discente muito mais responsabilidade e agilidade em solucionar problemas que nem sempre será visto em sala de aula. Além da Interdisciplinaridade que há dentro da equipe".

Para o coordenador, professor Flabes, "os alunos que participam deste projeto têm a oportunidade de crescerem pessoalmente e profissionalmente, pois aprendem a trabalhar em grupo, lidar com dificuldades e imprevistos, terem responsabilidade e trabalharem sob pressão, ou seja, todas as situações que nossos futuros engenheiros podem enfrentam no mercado de trabalho".