Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > MEC orienta sobre Enem em caso de sintomas de Covid-19 no dia da prova
Início do conteúdo da página
Enem

MEC orienta sobre Enem em caso de sintomas de Covid-19 no dia da prova

Publicado: Sexta, 19 de Novembro de 2021, 10h42

Participante com alguma das doenças infectocontagiosas listada no edital do Enem 2021 não deve comparecer ao local de aplicação. Exame ocorrerá em 21 e 28 de novembro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep aplicará, nos dias 21 e 28 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2021 — versões impressa e digital. O participante que apresentar sintoma de Covid-19 na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia do exame não deve comparecer ao local de prova e poderá solicitar reaplicação. O procedimento deve ser realizado pela Página do Participante, no período de 29 de novembro a 3 de dezembro, com anexo da documentação que comprove a condição de saúde do inscrito.

A mesma orientação serve para quem estiver com alguma das outras doenças infectocontagiosas listadas nos editais 28 e 29 do Enem impresso e Digital.

O Inep analisará a documentação comprobatória das condições dos participantes. Quem tiver a documentação aprovada terá a participação garantida na reaplicação do exame, que ocorrerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data da aplicação do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes que tiveram nova oportunidade de inscrição no Enem, no período de 14 a 26 de setembro.

 

Prevenção à Covid-19

Como medida de prevenção à covid-19, o Inep seguirá protocolo de biossegurança durante a aplicação do exame. O uso de máscara de proteção, cobrindo totalmente nariz e boca, será obrigatório durante todo o período em que o participante permanecer no local de aplicação da prova, sendo permitido retirá-la apenas no momento da identificação, antes de acessar a sala de prova, para beber água e para se alimentar. Já para os casos previstos na Lei n.º 14.019/ 2020, o uso da máscara será dispensado, conforme previsto em edital.

É permitido que o participante leve máscara reserva para trocar durante a aplicação, bem como frasco de álcool líquido ou em gel para higienizar as mãos. O Inep também recomenda que cada participante leve sua própria garrafa de água para consumo. Outra medida de prevenção é o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas antes da abertura dos portões, bem como nos corredores, nas filas para entrada em sala, no banheiro e em qualquer tipo de contato com a equipe de aplicação fora da sala de provas.

comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

 

Enem 

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Confira as orientações de prevenção à covid-19

Acesse a Página do Participante

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do Inep (matéria completa)

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página