Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Fiocruz publica boletim atualizando dados sobre a Covid-19 e destacando importância da vacina
Covid-19

Publicado: Quinta, 18 de Novembro de 2021, 14h13

Na última quarta-feira, dia 17 de novembro, a Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz divulgou boletim extraordinário sobre a Covid-19 destacando que a doença ainda representa um grande desafio. O boletim reforça a preocupação com o retorno nos últimos dias de medidas restritivas em diversos locais da Europa, chamando a atenção para o fato de que o aumento do número de casos e mortes vem ocorrendo principalmente naqueles em que a cobertura vacinal não vem progredindo.

Conforme estudos da Fiocruz, no Brasil, até o momento, os dados monitorados pelo Observatório da Fiocruz apontam manutenção das tendências de queda dos indicadores (casos, óbitos e taxas de ocupação de leitos) relacionados à transmissão do Sars-Cov-2. Por outro lado, a atual situação dos países europeus, que vêm sendo chamada de “pandemia dos não-vacinados” tem servido de alerta para a questão do avanço da vacinação nessas nações em que parcelas da população não vacinada vêm apresentando um alto número de casos de Covid-19.

Ainda segundo a Fiocruz, o Brasil tem hoje cerca de 60% da população com esquema vacinal completo, com uma estimativa de 1.15 óbitos por milhão de habitantes, segundo dados disponíveis Our World In Data. Entretanto, países como a Áustria, Lituânia e Alemanha, com percentuais maiores da população vacinada (63,7%, 65,2% e 67% respectivamente) vêm não só enfrentando um grande crescimento de internações, principalmente entre os não vacinados, mas também no indicador de óbitos por milhão de habitantes, que se encontra em 2.23 para Alemanha, 4.00 para Áustria e 10.62 para Lituânia.

“Definitivamente, a vacinação, descolada de outras recomendações não-farmacológicas, não será suficiente para determinar o fim da pandemia", afirmam os pesquisadores do Observatório Covid-19 Fiocruz, responsáveis pelo Boletim. Eles chamam atenção para o abandono das ações preventivas no Brasil, especialmente a liberação do uso das máscaras e o relaxamento das medidas de distanciamento físico.

O Boletim chama atenção para a liberação do uso das máscaras e ainda para a ausência de distanciamento físico no país, que deve ser observada desde transporte público até atividades de comércio e lazer. Além disso, aglomerações em espaços abertos podem igualmente representar risco, já que a proximidade entre as pessoas é determinante do contágio. Somando-se a esse quadro, estão a eventos como festas de Natal e réveillon e chegada das férias escolares.

ACESSE: Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz

Fonte: Fiocruz (matéria completa)