Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Missão da UFTM pelo Brafitec na França aproxima relação com instituições parceiras
Internacionalização

Publicado: Terça, 16 de Novembro de 2021, 09h49

Professor Said, da Pollytech Paris - Sud (esq.) e professor Arnaldo da UFTM
Professor Said Zouhdi , responsável pelos serviços internacionais da Polytech Paris-Sud (esq.) e professor Arnaldo da UFTM

A missão internacional que o departamento de Engenharia Elétrica da UFTM realizou, por meio de visita em outubro e novembro às instituições parceiras via programa Brafitec na França, trouxe uma novidade. A escola de engenharia Polytech Lille iniciará, em breve, o ensino da língua portuguesa para estimular a ida de estudantes franceses ao Brasil. A missão foi financiada pela Capes e participaram os professores dos cursos de Engenharia Elétrica Arnaldo José Pereira Rosentino Junior (UFTM) e Alexandre Cardoso (UFU).

O Programa Brafitec atualmente firma acordo de ensino entre as instituições brasileiras UFU, UFTM e UFRR com as Polytechs Lille, Lyon, Marseille, Paris-Sud, Orleans e Grenoble, todas escolas de engenharia francesas.

A missão

Professores brasileiros apresentaram os respectivos departamentos de engenharia elétrica para os alunos da Polytech Lille

Foram realizadas reuniões com estudantes e docentes das Escolas Polytech Paris, Lille, Marseille e Lyon. Atualmente há três alunos do departamento de Engenharia Elétrica da UFTM em missão na Polytech Lille. Assim, foi realizado acompanhamento do processo de assentamento desses estudantes enviados no mês de setembro de 2021.

Os representantes da Polytech Lille revelaram que a escola iniciará em futuro próximo o ensino da língua portuguesa para estimular a ida de estudantes franceses ao Brasil, fato publicado em rede social da instituição francesa.  “Também foi discutido com a diretoria de relações internacionais da Polytech Lille definições do processo para estabelecimento de Duplo Diploma, visto que há uma grande similaridade da grade de disciplinas entre o departamento de engenharia elétrica da UFTM e o curso de Sistemas Embarcados da Polytech Lille”, contou o professor Arnaldo.

Professor Alexandre Cardoso, Victor (aluno DEE UFTM), Responsável laboratório FabLab (Polytech Lille), Álvaro (aluno DEE UFTM), Blandine (Diretora Relações internacionais da Polytech Lille), eu, Lennyn (aluno DEE UFTM)
Professor Alexandre Cardoso (UFU), Victor Franco Lima (aluno DEE UFTM), o responsável pelo laboratório FabLab (Polytech Lille), Álvaro Ribeiro Gomes de Oliveira (aluno DEE UFTM), Blandine Kowalski (diretora de Relações internacionais da Polytech Lille), professor Arnaldo (UFTM), Lennyn Yuichi Shimizu Alves (aluno DEE UFTM) - (Da esq. para a dir.)

O docente da UFTM apresentou o curso de graduação a acadêmicos franceses, com vista ao desenvolvimento de estágio nos laboratórios do Departamento de Engenharia Elétrica da UFTM. “O programa Brafitec representa uma oportunidade muito relevante para a formação e parceria com instituições de ensino francesas. Por meio dele, evidenciam-se às instituições do exterior, as características e perfis de formação de nossos engenheiros, bem como o protagonismo da UFTM em áreas de pesquisa e na formação profissional. Observa-se, claramente, que os estudantes, docentes e coordenadores franceses ficam muito bem impressionados com nossos estudantes e nossa instituição. Assim, é mister a continuidade do Programa, visando à troca de informações, à visibilidade de nossas IFES e a possibilidade de melhoria nas formações profissionais para todas as Instituições envolvidas”, concluiu Arnaldo.

Fotos: Arnaldo Rosentino Jr./arquivo pessoal