Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM participa de estudo sobre mutações da Covid-19 publicado em periódico internacional
Pesquisa

Publicado: Terça, 09 de Novembro de 2021, 11h24

Uma pesquisa sobre a variabilidade do SARS-CoV-2 no início da pandemia da Covid-19 no Brasil acaba de ser publicada no artigo "Insights on the SARS-CoV-2 genome variability: the lesson learned in Brazil and its impacts on the future of pandemics", no peródico Microbial Genomics, revista vinculada a uma das principais sociedades europeias de Microbiologia, a "Microbiology Society".

O trabalho foi coordenado pelos professores Diego Pandeló José (Campus Universitário da UFTM em Iturama) e Ana Carolina Gomes Jardim (Laboratório de Pesquisa em Antivirais da Universidade Federal de Uberlândia), com a participação de discentes de ambas as instituições. Contou também com a colaboração de pesquisadores do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz-BA).

Os autores descreveram a dinâmica das variantes de SARS-CoV-2 em circulação no Brasil de maio a setembro de 2020, para melhor compreender as alterações virais que afetaram e ainda podem afetar a pandemia em curso. “Temos um carinho especial por esse trabalho, visto o incansável trabalho colaborativo dos autores, com muitas e muitas análises sobre a variabilidade do SARS-CoV-2 no início da pandemia no Brasil. Nossos dados enfatizam a importância de pesquisar e acompanhar períodos anteriores para compreender o surgimento de novas variantes. E os resultados contribuem para um melhor entendimento das variantes de SARS-CoV-2 que têm circulado no Brasil e descrevem as potenciais alterações virais que podem ter afetado ou contribuído para o cenário atual e futuro da pandemia de COVID-19”, ressaltou o professor Diego.

Professor Diego Pandeló José
Professor Diego Pandeló José da UFTM

De acordo com o pesquisador da UFTM, as análises demonstraram uma possível propagação do SARS-CoV-2 dos grandes centros urbanos para o interior durante esses meses, “que poderia ser explicado pela flexibilização das medidas de isolamento social e estar associado a possíveis novas ondas de infecção. Os resultados descritos aqui demonstram possíveis assinaturas genômicas, sugerem uma cadeia de transmissão geográfica, adaptabilidade viral e enfatizam importância da vigilância genômica viral”.

Professora Ana Carolina Gomes Jardim
Professora Ana Carolina Gomes Jardim da UFU

Foram analisadas 720 sequências de SARS-CoV-2 depositadas no GISAID, circulantes no Brasil de maio a setembro de 2020. O GISAID fornece um banco de dados internacional acessível ao público e desempenha um papel essencial no compartilhamento de dados entre os Centros Colaboradores da OMS e os Centros Nacionais de Influenza para as recomendações bianuais do vírus da vacina contra influenza pelo Sistema Global de Vigilância e Resposta à Influenza da OMS (GISRS).

Para ter acesso ao artigo publicado no Microbial Genomics, acesse o link: https://www.microbiologyresearch.org/content/journal/mgen/10.1099/mgen.0.000656