Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Professora da UFTM com professoras de outros países publicam estudo sobre violência e queimaduras
Pesquisa

Publicado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 12h03

No início deste mês de outubro foi publicado na revista internacional Trauma, Violence & Abuse a pesquisa intitulada “Violence by Burning Against Women and Girls: An Integrative Review”, cujo objetivo foi revisar literatura científica acerca da prevalência de violência relacionada a queimaduras, do perfil sociodemográfico, dos fatores que contribuem e das consequências de saúde nas mulheres e meninas vítimas.

O artigo é de autoria da professora Raquel Pan, do curso de Enfermagem da UFTM, com as professoras Rachel Kornhaber, da University of Adelaide, Austrália; Michelle Cleary:, da Central Queensland University, Charles Darwin University, e University of Adelaide, Australia; Catherine Hungerford, da Faculty of Health, Federation University, Austrália; e Claudia Malic, da University of Ottawa, Canadá.

Conforme a professora Raquel Pan, que é  membro do Comitê de Educação, Enfermagem e Prevenção da International Society for Burns Injuries - ISBI, a pesquisa vai ao encontro de estudos desenvolvidos na UFTM sobre queimaduras e atos de violência relacionados, contando, também, com a parceria e colaboração de professores de outras universidades brasileiras (USP e UnG) e internacionais da Holanda, dos Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Ainda conforme a professora Raquel, publicações em revistas de alto impacto, como a  Trauma, Violence & Abuse são importantes  para "chamar a atenção para a violência contra a mulher por queimaduras, que é um problema no Brasil e no mundo, em um momento que a violência contra mulher tem aumentado e a desvalorização da pesquisa e dos professores se mostra tão gritante".

O artigo, uma revisão integrativa acerca da violência contra mulheres e meninas por queimaduras no mundo, identificou quinze estudos com vítimas predominantemente casadas, com baixo status socioeconômico, educação limitada (poucos anos de estudo ou nenhum) e alta dependência emocional e financeira dos parceiros e famílias. As queimaduras foram causadas em sua maioria por chama e ácido, com significativa morbidade ou alta mortalidade. Os motivos incluíram questões familiares/maritais ou disputas financeiras/de propriedade.

Acesse: “Violence by Burning Against Women and Girls: An Integrative Review”

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.