Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Agência UFTM de Inovação é contemplada com recursos em edital da Fapemig
Início do conteúdo da página
Recursos

Agência UFTM de Inovação é contemplada com recursos em edital da Fapemig

Publicado: Sexta, 01 de Outubro de 2021, 18h02

Foi publicado nesta sexta-feira, 1º de outubro de 2021, o resultado final de julgamento referente à Chamada nº 5/2021 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais  -Fapemig.  De acordo com o resultado, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro por meio da Agência UFTM de Inovação teve uma proposta contemplada e irá receber R$ 403.780,00 em recursos para desenvolvimento de projeto voltado ao fortalecimento do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFTM.

 A Chamada nº5/2021 da Fapemig  é uma ação estratégica de apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) destinando recursos para propostas com a finalidade de contribuir para a manutenção e fortalecimento das unidades, além de estimular e apoiar a capacitação das equipes dos NIT. Entre os objetivos, a chamada pública visava possibilitar o trabalho cooperativo entre grupos de NIT do Estado de Minas Gerais, estimulando o uso conjunto de recursos financeiros. De acordo com dados da Fapemig, foram apresentadas 19 propostas, sendo que 16 foram aprovadas. Ao todo, serão investidos R$5,3 milhões nas propostas selecionadas.

Segundo a coordenadora da Agência de Inovação UFTM, Camila Naves Arantes, a proposta da da Agência de Inovação da UFTM intitulada “FORTALECIMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFTM COM O AUXÍLIO DA AGÊNCIA UFTM DE INOVAÇÃO”  tem entre seus objetivos o fomento às pesquisas que se voltem à inovação e que conversem com o empreendedorismo. Almeja-se, com parte desse recurso, efetivar projeto com o propósito de apoiar a criação de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação que visem o desenvolvimento de produtos e soluções com potencial mercadológico. “A busca pelo recurso perpassa pela disposição, em nível institucional e governamental, em desenvolver e impulsionar a inovação dentro da UFTM. Nós, da Agência UFTM de Inovação, trabalhamos com o objetivo de estimular o empreendedorismo e a inovação, com o recurso em questão, projetos em prol desse propósito serão desenvolvidos garantindo um crescimento substancial para a instituição”, acrescentou Camila.

“Em verdade, fortalecer o ambiente de inovação da UFTM e do Triângulo Mineiro é algo necessário e urgente e a aprovação desse projeto vem exatamente ao encontro dessa demanda. A Agência UFTM de Inovação tem buscado contribuir com diferentes iniciativas e, dado a demanda cada vez mais crescente, os recursos aprovados neste edital permitirá que tenhamos voos ainda mais altos e que o protagonismo da instituição, e da própria Agência, seja ainda mais decisivo.”, destacou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlo José Freire de Oliveira. 

Para o reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, os recursos irão contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do estado. “São recursos importantes para a consolidação do trabalho e das ações desenvolvidas pela Agência de Inovação da UFTM e pelo Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT. Certamente, recursos estratégicos e importantes para nossa região que irão favorecer o desenvolvimento da inovação”, conclui o reitor da UFTM

Mais informações:

Confira o resultado publicado em: https://fapemig.br/pt/chamadas_resultados_oportunidades_fapemig/.

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social - Fapemig

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página