Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Atividades e eventos de Ciência, Tecnologia e Inovação abrirão mês de outubro

Atividades e eventos de Ciência, Tecnologia e Inovação abrirão mês de outubro

Publicado: Quinta, 23 de Setembro de 2021, 15h31

De 4 a 8 de outubro deste ano, concomitantemente ocorrerão na UFTM a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a 1ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e a 10ª Feira de Profissões da UFTM.  Outubro é o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. Com atividades coordenadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI, a celebração tem o objetivo de mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas.

Na UFTM, fazem parte da organização e implementação dessa semana a sede Uberaba, o campus de Iturama, a Secretaria Municipal de Educação de Uberaba e Superintendência Regional de Ensino de Uberaba. A programação ocorrerá on-line, com atividades síncronas. Também serão oferecidos nove minicursos que poderão ser acessados de forma assíncrona por meio do link https://snct-uftm.vercel.app/. Todas as participações terão certificação, conforme afirmam os organizadores.

Os organizadores, também, dentro das ações previstas na programação, estão solicitando vídeos (pitch) de trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas escolas envolvendo Ciência, Tecnologia e Inovação e, segundo os organizadores, serão também atividades certificadas. Os vídeos poderão ser encaminhados até o dia 29 de setembro  para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Não haverá inscrições prévias para as atividades gerais da semana. Participantes deverão estar atentos às listas de presença durante as transmissões. Toda a programação síncrona será transmitida pelo Canal do YouTube do SeMEC/Proext  TV Onda da UFTM . Os eventos e atividades são voltados para alunos e professores da Educação Básica, Educação Superior, pesquisadores e pessoas interessadas da comunidade em geral.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT  foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004 . Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência  - CGPC e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

O tema de 2021 da semana é “Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação para o planeta”. Conforme já noticiado pela Comunicação Social da UFTM, em Uberaba, em 7 de outubro de 2020 foi aprovada em Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Uberaba a Lei nº 162/2020,  que acrescenta no calendário de Uberaba a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e ressalta a importância do envolvimento do município nas ações dessa semana.

Confira o video com informações sobre a programação:

>>>>>>> >>>>  Clique na imagem abaixo para ACESSAR A PROGRAMAÇÃO: <<<<<<<<<<<<<<<

Mais informações ou eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.