Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Discente da UFTM recebeu menção honrosa em evento de Psicologia da UFU
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

Discente da UFTM recebeu menção honrosa em evento de Psicologia da UFU

Publicado: Segunda, 20 de Setembro de 2021, 10h55

 Trabalho relacionado ao Programa de Extensão Universitária “Território de Vida: inserção comunitária e Saúde Mental”, coordenado pela professora Rosimár Alves Querino, do Departamento de Saúde Coletiva vinculado ao Instituto de Ciências da saúde – ICS, composto por alunos de graduação em Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional da UFTM em parceria com o CAPS Maria Boneca recebeu menção honrosa em evento da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

O trabalho, intitulado “Acompanhamento terapêutico grupal no CAPS Maria Boneca: cuidado e formação em saúde mental", apresentado pela discente e autora Roberta Cristian Reis, em coautoria com Raquel Bessa Martins Andrade, psicóloga do CAPS Maria Boneca, Letícia de Sousa Rodrigues, egressa do curso de Psicologia pela UFTM, e a docente Rosimár Alves Querino, teve destaque na 26ª Semana de Psicologia da UFU, que ocorreu de 23 a 27 de agosto desse ano.

Conforme as autoras, por meio de pesquisa-intervenção, desenvolvida de março a dezembro de 2019, o estudo discorreu sobre o Acompanhamento Terapêutico – AT grupal desenvolvido no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Maria Boneca, destacando o envolvimento de universitárias com o cuidado em saúde mental e as contribuições para a formação de profissionais na área. A pesquisa, devidamente aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa, evidenciou, segundo as pesquisadoras, por meio de deslocamentos urbanos, num contexto extramuros, dimensões da desinstitucionalização pouco exploradas no currículo, apontando, entre várias situações, que empatia e construção de vínculos mostraram-se solo fértil para o cuidado.

 O Programa de Extensão Territórios de Vida é ainda desenvolvido de modo integrado com o projeto de iniciação científica "Territórios existenciais: o acompanhamento terapêutico como dispositivo de cuidado em saúde mental”, pela discente do curso de Psicologia e bolsista de extensão, Roberta Cristian Reis.

Mais informações ou eventuais dúvidas poderão ser obtidas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Assista à exposição “Outros Olhares, Devires” (Acompanhamento Terapêutico no CAPS Maria Boneca) que traz parte do acervo do Programa

Fotos: Divulgação/Programa de Extensão

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página